A semana que hoje termina teve um sabor agridoce para o andebol leonino. Amargo pela derrota caseira perante o Campeão Nacional, o ABC, e doce pela vitória sobre o Sporting da Horta, que serviu para consolidar o segundo lugar, agora a 4 pontos do FC Porto.

Comecemos pelo jogo de sábado contra o ABC. A partida começou com dois minutos de um andebol pouco esclarecido por parte das duas equipas. Só aos 3 minutos o Sporting faz 1-0 e logo de seguida o 2-0 num contra ataque de Portela. O ABC empatou 2-2 durante o quarto minuto e seguiram-se cinco minutos sem golos… remates falhados, falhas técnicas e as defesas a superarem os ataques. Com o golo de Nikcevic, o Sporting passa a liderar 3-2, contudo uma exclusão de Kopco permitiu aos de Braga passarem pela primeira vez pela liderança do marcador 3-4. Assim se manteve até aos 23 minutos quando o Sporting igualou a 8 golos para depois fazer 10-8 aos cerca dos 25 minutos. Carlos Resende pediu um time out e consegue um parcial de 0-4 em 3 minutos voltando para a frente por 10-12. Até ao intervalo o Sporting ainda marcou 1 golo fixou o resultado em 11-12 ao fim dos primeiros 30 minutos.

A segunda parte teve uns primeiros 5 minutos equilibrados com o pericial de 2-2, mas entre os 35 e 39 minutos o ABC alarga a sua vantagem para 3 golos com 13-16 no marcador. Zupo pede um time out e consegue aproximar a um golo de diferença 17-18 e alcançou o empate perto dos 45 minutos 20-20. Com 15 minutos para jogar, pairou no pavilhão a possibilidade de passarmos para a frente, o apoio do público parecia mais forte e a equipa mostrava vontade de reagir. Contudo voltaram as falhas técnicas no ataque e passividade do bloco central defensivo, e o ABC faz um parcial de 0-3 colocando-se na frente por 20-23. Com 10 minutos para jogar os de Braga geriram a posse de bola e foram mantendo os 3 golos de diferença até ao final, 23-26.

Este não foi um jogo bem conseguido, a defender mostramos pouca profundidade no 6:0 e permitimos a um lateral direito com 1.80 fizesse 6 golos em 8 remates de 9m e mais 2 aos 6m. A primeira linha de Braga fez 12 golos em 19 tentativas o que dá uma eficácia de 63% enquanto os Leões se ficaram pelos 57%. A primeira linha do Sporting tem de valer mais obrigatoriamente. OS dois centrais estiveram desinspirados, Ruesga fez um jogo muito a baixo do seu potencial e Carneiro não trouxe a lucidez necessária enquanto jogou. Para terminar uma palavra para Zupo. Não podemos estar 60 minutos com problemas no nosso sistema 6:0 e não haver nem mudança de estratégia dentro dos sistema nem alternância para outro sistema. É preciso reagir perante o insucesso e ser proactivo para provocar a liderança do jogo.

Depois da derrota contra o ABC, o Sporting recebeu o Horta na passada quarta-feira, 21 de dezembro. Um jogo que seria tranquilo se não tivesse acontecido a derrota anterior.

O Sporting entrou intranquilo, e perante um Horta renascido com a mudança de treinador, começou a perder 0-2 logo durante o primeiro minuto. O Sporting reagiu e aos 5 minutos empata a 4 para logo de seguida chegar à liderança por 5-4.  Com um sistema defensivo 6:0 muito mais profundo, onde pontuava a novidade de Edmilson Araújo como segundo defesa do lado esquerdo, foram tentando anular o jogo do canhoto da turma açoriana, o cubano Angel Noris que teve uma excelente prestação ofensiva com 6 golos em 8 tentativas (75%), ainda que defensivamente tenha abusado do agarrar e empurrar ao pivot Kopco, contando com benevolência da dupla de arbitragem para terminar o jogo sem ver a terceira exclusão.
Até ao intervalo os Leões foram tendo 2 ou 3 golos de vantagem mas sem nunca mostrarem a tranquilidade que seria necessário para descolar no marcador.

Na segunda parte o Sporting procurou aumentar o ritmo de jogo e o Sp. Da Horta foi dando resposta enquanto houve pilhas. Os 3 golos mantinham-se aos 40 minutos 21-18 e a meio da segunda parte ainda persistiam 23-20. Contudo a diferença de capacidade física e extensão do plantel teve os seus efeitos na segunda metade da parte complementar. Nos últimos 15 minutos o parcial foi de 9-3 e o Sporting foi ganhando vantagens cada vez maiores no marcador chegando aos 9 golos de diferença no final do jogo 32-23.

Jogo defensivo do Sporting melhorou em relação ao jogo anterior, mais profundidade e agressividade sobre o portador da bola mas ainda assim permitiu 17 golos da primeira linha açoriana. Os dois guarda-redes não estiveram muito bem neste tipo de remate ainda que se tenham registado alguns blocos defensivos. No ataque melhorámos a eficácia da primeira linha 75% com 8 golos em 12 tentativas, mas quem tem jogadores como Frankis, Bozovic, Pedroso, João Pinto ou Edmilson bem enquadrados por Ruesga tem obrigatoriamente fazer mais golos de 9m.

O campeonato vai parar até ao dia 14 de Janeiro, pelo que julgamos ser importante aproveitar esta pausa para melhorar os níveis de jogo da equipa e recuperar os jogadores do ponto de vista da confiança.

Para fechar, informar que o Sporting tem mais um novo jogador, trata-se do pivot chileno Marco Oneto. A lesão de Bosko foi o fator que pode ter levado a esta contratação, pois Oneto com os seus 2.04m de altura e os 110kg de peso é um excelente defensor central que ao lado de Kopco pode construir uma barreira intransponível. É um jogador experiente, 34 anos, que já passou por diversos campeonatos na Europa desde a sua chegada para os juniores do FC Barcelona em 1999/2000. Depois disso jogou em Espanha e depois na Hungria e Alemanha.

onetochile

A todos os Tasqueiros um Santo Natal, bem regado de amor e vitórias leoninas. Que o 2017 se já um ano de muitos sucesso do nosso Sporting para que a inauguração do João Rocha seja bem molhada… com champagne e o Marquês se pinte de verde, a sua cor original!

 

*às sextas, o Carlos Ruesga avança para a linha de sete metros e explica-nos o porquê da expressão “futebol… pé! andebol… mão!”