Numa semana sem competição, marcada pelas festividades e com os primeiros lugares da formação tão seguros como o Menino Jesus na manjedoura ou um golo de Pedro Marques pelos juniores (surpreendente apenas o empate cedido pelos Juvenis), surgem-nos outras notícias vindas directamente de Alcochete com ligeiros desvios pelo país.

Francisco Geraldes, João Palhinha e Domingos Duarte (até ao momento) têm sido apontados á equipa principal do Sporting, bem como a inclusão em definitivo do central Kiki Kouyaté, maliano que chegou esta temporada para representar a equipa B.

Se Geraldes ou Palhinha são temas mais ou menos consensuais, uma vez que faltam claramente alternativas credíveis a William e Adrien e as que existem não estão simplesmente a corresponder, Domingos acaba por ser o rumor mais surpreendente de um mercado que deverá oferecer-nos ajustes significativos.

333320_galeria_sporting_b_x_fc_porto_b_ledman_ligapro_2015_2016_j44-jpg

Com uma cláusula de regresso a meio da temporada, o destino de Domingos parece estar agora pendente de dois factores: a vontade de Jesus contar com um central menos pesadão como alternativa, ou a saída de Paulo Oliveira para Turquia que se tem vindo a especular.

O jovem de 21 anos, que começou a sua curta carreira no Estoril, estreou-se pelo Sporting como juvenil e foi destaque desde o primeiro dia. Domingos é um jovem que assume sempre a liderança da zona defensiva, que se destaca pela segurança, maturidade, que tem uma técnica aceitável e velocidade para envergonhar qualquer Douglas. Neste momento, por muito valor sentimental que tenhamos associado a Tobias Figueiredo, Domingos é o central mais promissor longe da nossa equipa principal, com passagem dos escalões jovens do clube.  A chegada de Edgar Ié aos pastéis de Belém (tenhamos igual atenção à evolução deste jovem) faz adivinhar que se estão a tomar medidas para precaver a saída daquele que foi o melhor central azul desta primeira fase da temporada.

Como profissional, Domingos cumpriu 58 jogos, marcou 4 golos e adaptou-se à realidade da Primeira Liga com uma velocidade que nos dá água na boca para o seu futuro. Seja este ano ou no próximo. Internacional sub-21, e desejoso de confirmar uma vaga ao serviço de Rui Jorge no Europeu, o jovem defesa está a ter uma ascensão fantástica e uma evolução muito mais rápida do que seria de esperar. Se regressar, que tenha o impacto de Rúben Semedo a temporada passada. Se ficar, que esteja ao nível que apresentou até ao momento. Mas, numa altura que não garantimos a continuidade de Coates e que podemos perder Paulo Oliveira, a possibilidade de fazer subir Domingos, adaptando-o já à realidade do Sporting, é algo que não devemos descartar.

 

*às terças, a Maria Ribeiro revela os seus apontamentos sobre as novas gerações que evoluem na melhor Academia do mundo (à excepção do Dubai)