Rui Biscaia, Senior Lecturer na Coventry University, Reino Unido; Investigador do CIPER-ULisboa e SPRINZ-AUT, Nova Zelândia, escreveu um texto, publicado no jornal A Bola, que me parece levantar uma questão interessante. Fica para vossa análise.

***

Numa entrevista a um meio de comunicação social inglês no passado mês de dezembro, o chairman de um clube que ocupa uma das últimas posições da League One ameaçou reduzir o orçamento com o plantel na próxima época no caso dos níveis de assistência aos jogos continuarem abaixo do expectativa inicial do clube. Esta é uma situação insólita e que levanta muitas questões sobre a importância do relacionamento dos adeptos com os clubes.

Todos reconhecem facilmente que ter boas instalações de treino, contratar bons jogadores e treinadores, e ter uma equipa de trabalho coesa são fatores importantes para aumentar a capacidade de uma equipa obter sucesso desportivo. Ainda assim, o resultado final de qualquer jogo é sempre incerto e não há nada que se possa fazer para assegurar um padrão de desempenho da equipa ou dos adversários. Por exemplo, é virtualmente impossível saber com exatidão se um jogador vai conseguir ultrapassar um adversário ou mesmo se vai marcar um golo no próximo jogo quando apenas tem o guarda-redes pela frente. Seguindo o mesmo raciocínio, quem poderia imaginar, por exemplo, que o Chelsea iria passar um momento tão difícil na época 2015-16 depois de vencer a Premier League na época anterior?

Por outro lado, o sucesso desportivo tem cada vez mais que ser acompanhado – e o insucesso, “almofadado” – pelo sucesso financeiro (i.e., o que permite aos clubes permanecerem relevantes e competitivos no longo prazo). Parte disto passa por garantir uma boa experiência aos adeptos presentes no estádio para criar relações sustentáveis e potenciar uma imagem de marca que ajude a diluir os ‘altos e baixos’ da performance desportiva ao longo das épocas. Uma boa experiência no estádio é determinante para os adeptos desenvolverem um conjunto de associações mentais que ajudem a criar uma imagem favorável e ligação afetiva ao clube. Assim, saber as associações que os adeptos fazem aos seus clubes é determinante para assegurar uma melhor experiência no estádio e fortalecer a relação clube-adepto.

Num estudo publicado no Sport Marketing Quarterly, conduzido com adeptos de todos os clubes da 1ª liga portuguesa de futebol, foram identificadas dez associações que os adeptos portugueses faziam aos seus clubes favoritos: símbolo e cores; ‘comes e bebes’ no estádio ou nas imediações; socialização com amigos e outros adeptos; apoio regular dos adeptos; história e tradição do clube; valores do clube; sucesso desportivo; trabalho desenvolvido pelo treinador; trabalho desenvolvido pelos dirigentes; e qualidade do estádio. Neste estudo verificou-se também que todos estes aspetos contribuíam para que os adeptos continuassem a acompanhar a equipa com regularidade.

Os resultados deste e outros estudos sugerem que o apoio dos adeptos aos seus clubes favoritos depende não apenas dos resultados desportivos da equipa. Por exemplo, na época 2013-14, o Manchester United obteve a sua pior classificação desde o início da Premier League mas, de acordo com o Football Money League (2015), as receitas do clube foram apenas superadas pelo Real Madrid em toda a Europa.

Em Portugal existem também exemplos recentes que sugerem que o resultado final não é o único aspeto importante, tais como o aplauso de pé dos adeptos do Benfica no estádio após a derrota com o Zenit na época 2014-15, a calorosa receção no aeroporto dos adeptos do Porto à sua equipa após derrota na Alemanha com o Bayern Munique em 2014-15, ou o apoio manifestado pelos adeptos do Sporting na última jornada da época 2015-16 mesmo sem a conquista do título, entre outros bons exemplos de adeptos de clubes nacionais em diferentes divisões.

O sucesso desportivo é sem qualquer dúvida um aspeto central para os clubes e seus adeptos. No entanto, embora o sucesso em campo seja importante para fortalecer a ligação do clube com os adeptos e outros stakeholders, é importante que os clubes construam uma imagem que os ajude a diferenciar dos concorrentes e a proteger das contingências da performance desportiva. Neste sentido, compreender o significado que os adeptos atribuem ao clube é vital para criar boas experiências no estádio (e outras interações com o clube) e assegurar que o resultado final do jogo, sem menosprezar a sua importância, não seja a única razão para continuar apoiar o clube.

autocarro