Ainda sem competição nos nossos escalões jovens, as notícias sobre a nossa formação giram essencialmente em torno do futuro dos muitos jogadores de Alcochete que tentam encontrar o seu espaço no futebol português.

O dia de amanhã ficará marcado pela chegada do nosso primeiro reforço de Inverno, João Palhinha. Um “menino” que, no meu entender, nunca deveria ter sido afastado da equipa principal no mês de Agosto, para assinar pelo Belenenses. Mas passado é passado e sou a primeira assumir que não é pela ausência de Palhinha que estamos na situação que estamos.

O empréstimo de seis meses ao Belém potenciou algumas das melhores características de João. Força física, jogo aéreo incrível, posicionamento fantástico e uma grande capacidade defensiva. Quem espera que Palhinha seja William, vai ter uma desilusão. Tem características e virtudes completamente diferentes, o que até permite que possam jogar lado a lado em alguns jogos.

Neste contexto, Matheus Pereira deverá ser cedido aos homens da cruz de cristo. O que posso dizer é que Matheus é um dos maiores talentos da sua idade e espero, sinceramente, que este não seja o princípio de uma sequência de empréstimos sem sentido. O seu lugar é no plantel do Sporting. Se esta temporada não tem o espaço esperado, então que seja para regressar mais forte na próxima época.

A surpresa de Janeiro pode, ainda assim, estar a ser reservada para Mauro Riquicho. A iminente saída de João Pereira e a lesão de Schelotto abriram uma vaga para o lado direito da defesa e Riquicho já treina com o plantel principal. Se conseguirá agarrar a vaga ou não é algo que vamos analisando nos próximos dias mas, para já, salutamos a tentativa do nosso treinador de encontrar soluções dentro de casa e dentro da nossa formação.

Mauro Riquicho é um dos maiores fenómenos da nossa Academia nos últimos tempos pela velocidade da sua evolução ano após ano. Chegou ao Sporting em 2007, vindo do Fontainhas, cumprindo todos os escalões em Alcochete. Em 2013 estabeleceu-se na equipa B, que capitaneou, e a equipa principal estava já ali à porta. A maldita lesão pode ter atrasado tudo, mas nunca travar o seu sonho. Tudo isto ganha ainda mais força com a garantia que Bruno de Carvalho nos deu de que não lhe foi pedido nenhum lateral direito neste mercado. Nesta altura, é desejarmos toda a sorte do mundo ao Riquicho nestes dias, mas também ao Ricardo Esgaio, natural titular do lado direito que tem tido as prestações que todos esperávamos dele.

riquicho2

*às terças, a Maria Ribeiro revela os seus apontamentos sobre as novas gerações que evoluem na melhor Academia do mundo (à excepção do Dubai)