comunicadoActualmente o carnide é considerado como dominador da “comunicação” e é sempre uma referência nas discussões entre adeptos, quando o assunto é “política de comunicação”.

Raio-x da estrutura de comunicação dos lampiões.

No topo, temos o seu presidente, um analfabeto criminoso, que estrategicamente é mantido em silêncio por não saber articular duas palavras seguidas e das poucas vezes que aparece é para discursos ou entrevistas previamente escritos e preparados.
Depois temos um conjunto de comentadores afectos ao carnide, espalhados pelas TVs em programas de paineleirices, que usando uma estratégia concertada entre si, tentam exponenciar ao máximo todo o tipo de informação que possa interessar ao slvouchers e prejudicar os rivais, principalmente o Sporting, recorrendo sistematicamente à mentira e fazendo também eco da propaganda de 2 ou 3 blogs afecto à agremiação encarnada.
Depois, depois temos os órgãos de comunicação do grupo cofina+aburla afectos ao carnide e a restante cs (exceptuando onojo) que pelo facto de ter lampiões colocados estrategicamente em lugares de topo, promovem a propaganda lampiã, dos avençados paineleiros e dos 2/3 blogs afectos ao carnide, e sempre que é oportuno ou quando interessa rebater estratégias dos rivais (sempre o Sporting) dão tempo de antena a uns papagaios artolas que se prestam a esse papel.
E por fim, existe um conjunto de avençados pagos pelo carnide para invadir diariamente blogs e caixas de comentários de jornais online, para espalhar a propaganda vierista e anti-BdC.
É este o edifício de comunicação do carnide.

E no Sporting, o que temos?

Temos um Presidente preparado, com formação em todas as áreas importantes para o fenómeno do desporto e da gestão desportiva, um presidente com capacidades oratórias acima da média, muito interventivo, que domina e faz uso das ferramentas das tic’s.
Temos um Director de Comunicação, um jornalista inteligente e de reconhecida capacidade, que intervém na defesa do Sporting de forma a resguardar o presidente, para que não seja sempre ele a “dar o peito às balas”.
Temos também um conjunto de blogs, do melhor que existe na internet, que fazem um brilhante trabalho na defesa do Sporting Clube de Portugal e a desmontar a propaganda lampiã.
Temos ainda elementos espalhados pela TVs nos programas de paineleirices, supostamente para representar o Sporting, mas metade estão lá precisamente pelo facto de não defenderem o Sporting.
E por fim, a Sporting TV e restantes órgãos de informação oficiais (jornal+sitio+redes sociais).

Comparação
Temos de longe maior qualidade, só perdemos para o carnide na lealdade dos comentadores, mas o factor determinante que faz pender a balança para o lado dos lampiões é o controlo da comunicação social, que dá espaço e promove a propaganda lampiã, ao mesmo tempo que omite e deturpa a nossa.
Em termos da teoria da comunicação, temos melhores Emissores, temos qualidade na Mensagem, mas eles (estado lampiânico) controlam o Canal e por isso condicionam o Receptor.

O que fazer?
Aumentar a nossa militância e lealdade, tanto dos adeptos em lugares de “topo” como nos de “base”.
É preciso fazer uso de canais alternativos para consciencializar o Receptor, para que este esteja mais esclarecido e imune, quando exposto aos canais dominantes controlados pelo estado lampiânico. Paralelamente denunciar o controlo dos media pelos lampiões.

Como fazer?
Temos melhores meios humanos, temos informação de qualidade, tanto nos canais oficias (Jornal Sporting, Sporting TV, sitio internet e redes sociais oficiais) como nos blogs, temos também comentadores a defender o Sporting com qualidade, tanto na Sporting TV como em alguns canais de televisão.
Não basta só seguir, ler/ver estes meios e fazer uso para consumo interno, é preciso partilhar nos nossos blogs, nas nossas listas de emails, nas páginas das redes sociais, divulgar, passar a palavra entre familiares, amigos, colegas, em casa, no trabalho, nas escolas, nas universidades, nos cafés, nos transportes, de manhã, de tarde, de noite ou de madrugada, ao frio, à chuva ou ao calor… Como gostava de dizer o Prof. Moniz Pereira: Fazê-lo sempre, mas sempre e todos os dias, independentemente das condições atmosféricas, de terremotos ou sismos…

TEXTO ESCRITO POR Nogueira82
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para atascadocherba@gmail.com