Tenho pensado neste texto há já algumas semanas e digo-vos com toda a honestidade que o conteúdo do que vão ler a seguir, é totalmente diferente daquele que eu tinha idealizado inicialmente.

Não é novidade para ninguém que a arbitragem em Portugal está longe de pertencer ao top europeu, as razões são muitas mas aquela que mais destaco, acaba também por ser aquela que, não sendo a origem de todos os males, é pelo menos 80 % do problema, a subserviência para com o clube que domina o futebol português. Foi assim durante o Estado Novo para com o Carnide, passou durante a década de 80 para Norte com a ascensão de Pinto da Costa e de há 4 anos para cá, mais de 30 anos volvidos, voltou para o dono original.

Todos nós termos certamente um ou vários momentos em que alguma arbitragem vos tenha marcado pela negativa, para mim o jogo até hoje que mais revolta me causou foi o Sporting-Paços de Ferreira, no qual perdemos 0-1 com o célebre golo com a mão de Ronny. Poderá parecer-vos estranho o que vou dizer a seguir, mas não foi o erro em si que me chocou, poderia dar de barato que o árbitro não tenha visto aquilo que o estádio inteiro viu, nem sequer foi a imagem de Ricardo a correr, completamente desesperado, em direcção a João Ferreira e dizer-lhe “João, foi com o braço…João o gajo marcou com o braço”, nada disto, o que mais me chocou foi ver João Ferreira a rir com uma incrível cara de gozo, a apontar para o grande círculo e a dizer “Não vi, que queres que faça?”. Este senhor, que hoje é Vice-Presidente do Conselho de Arbitragem,  validou o golo simplesmente porque tinha o poder para isso , porque não tinha medo de sanções visto que elas não existem.

É precisamente aqui que reside um dos problemas da arbitragem, a falta de sanções para os árbitros. Eles são intervenientes no jogo, conduzem os destinos de um jogo que é visto por milhões e que gera milhões, não podem continuar a passear pelos relvados sobre o “manto protector” do erro humano, porque há erros que são deliberados, têm que ser, de outra forma, como se explicam golos validados com a mão? Como se explicam penaltis não assinalados por claro uso dos braços? como se explica transformar um corte num atraso para o guarda redes que originou um livre que deu golo? como se explica anular a decisão de um fiscal de linha em validar um golo irregular? isto só para dar uns exemplos recentes. Fora estas situações, ainda nos vemos confrontados com situações caricatas que parece que só nos acontecem a nós, como vimos no recente  jogo entre as equipas B do Sporting e do Braga, tudo isto me deixa a pensar que das duas uma: ou José de Alvalade fez muito mal a alguém durante a sua vida o hoje andamos a pagar Karma disso, ou então, os árbitros têm um gosto especial em prejudicar o Sporting.

Um dos chavões favoritos dos dirigentes da APAF quando algum clube grande criticava a arbitragem era que na relação prejuízo/beneficio o número de erros estavam equilibrados entre todos…Nada mais FALSO, até posso fazer de conta que o Sporting tem tantos erros contra ou a seu favor como o Carnide ou o Porto, mas não nos queiram enfiar gelados pela testa acima, em como os momentos do jogo onde esse prejuízo/beneficio ocorre também são iguais. É totalmente diferente um penalti mal assinalado aos 93 minutos que acaba por ditar uma derrota, do penalti mal assinalado com um resultado em 3 ou 4 a zero, assim como é diferente uma expulsão aos 20 minutos de jogo com o resultado a zeros, de uma expulsão aos 90 minutos com o resultado em 5-0.

Os critérios não são os mesmos, há equipas que entram os jogos a ganhar por 1-0 antes mesmo de o árbitro apitar para o inicio, enquanto que outras entram a perder por 0-1 o que acaba por condicionar quando os resultados não aparecem, ou quando as coisas não estão bem, tudo isto mexe com a psique do jogador, por um lado há uns que sabem que ás vezes não basta um golo para ganhar, tem de se marcar 2 ou 3 e rezar para que não sejam invalidados, enquanto que outros sabem que têm carta branca para fazer o que quiserem e isto nota-se na confiança com que cada jogador aborda qualquer lance, por aqui se vê quem joga à vontade e quem joga condicionado.

Poderia dizer que era tão bom para o futebol português se os presidentes dos clubes quisessem tomar medidas para melhorar a qualidade das arbitragens, mas isto seria folclore, ninguém quer mudar o que quer que seja, porque este sistema “alimenta muitas bocas” das mais diversas maneiras, ora com vouchers, ora com jogadores a distribuir por metade dos clubes da 1ª liga sem custos para quem os recebe, ora a comprar bilhetes a um preço superior ao tabelado, enfim…os exemplos são mais que muitos.

Não sei o que vai acontecer nesta 2ª metade da época, mas espero que o Sporting aguente as tempestades que aí vêem (atenção ao jogo para a Taça de Portugal), espero que cada um de vós que está a ler isto se mantenha firme na defesa e apoio ao nosso clube e não, não é para eliminar o sentido crítico que temos e devemos continuar a ter, é antes para não desculparmos erros graves da arbitragem com possíveis más exibições nossas. Que saibamos todos ser a força que o Sporting Clube de Portugal precisa para ultrapassar todos estes obstáculos. VIVA O SPORTING!!!!!

jjsousa

 

TEXTO ESCRITO POR Green Oasis
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]