Antes de qualquer coisa, vale a pena assistir ao resumo dos 10-0 aplicados pelos nossos Iniciados ao Portimonense mas também as explicações do seu técnico, Pedro Coelho, sobre a natural rotação no plantel, qual o principal objectivo desta fase das curtas carreiras destes jogadores, porque se alteram tanto os onzes e as convocatórias, ainda que reconheça a importância da competição no crescimento individual de cada atleta.

Pedro Coelho tem nas suas mãos uma equipa de reconhecido potencial, tem sabido manter uma equipa 100% vitoriosa, mesmo tendo em conta a concorrência mais apertada nesta segunda fase da competição.
Apenas um golo sofrido em 6 jogos, 3 golos sofridos em 17 jogos oficiais desde o princípio do ano. E parece estar mesmo aí o segredo nesta primeira fase de formação. Não sofrer, manter superioridade em todas as zonas do terreno e deixar que a qualidade individual faça subir o placard.

Muitos parabéns ao nosso Iniciados e toda a sorte para o complicado jogo que se adivinha no terreno do eterno rival Benfica, no dia 22 de Janeiro, pelas 11h00. Jogo em que se disputa o primeiro lugar e em que um empate será um bom resultado para os nosso meninos, mantendo-se invictos e mantendo o primeiro posto.

363535_galeria_benfica_x_sporting_juniores_a_sul_2016_17_campeonato_jornada_10.jpg

No dia 21 de Janeiro, pelas 15h00, também os Juvenis enfrentarão o rival Benfica, num escalão onde apenas a diferença de golos está a desempatar. Aqui existe a “folga” de os dois primeiros serem classificados para a próxima fase e nenhum dos dois grandes parece estar disposto a dar muitos pontos às restantes equipas (já têm mais 7 pontos que o 3º classificado com apenas 6 jogos disputados).

Nos Juniores, estamos em velocidade cruzeiro e a superioridade é tão evidente que até dispensamos o Pedro Marques para ir fazer umas perninhas à equipa B, a ver se aquilo vai ao sítio. O primeiro lugar só nos escapará se deixarmos de aparecer nos jogos. Altura da equipa se concentrar em ser o mais eficaz possível no apuramento de campeão. Um título que nos tem fugido há muito e que é totalmente merecido por esta geração. Próximo jogo é frente ao Benfica, já amanhã pelas 19h00. Ganhar é importante, perder não coloca nada em risco, a não ser o recorde de invencibilidade.

Destaques da semana: O golo de Pedro Marques frente ao Real Madrid, na Youth League, foi eleito como um dos melhores da primeira fase do torneio (clicar para ver). Questiono-me quanto tempo demorará até termos o Marquismo ao vivo em Alvalade, é que ao ver este miúdo jogar é impossível não desejar aquela qualidade finalizadora na equipa principal. Seja quando for.

Bruno Paz, outro reconhecido talento da nossa Academia, tem tido uma temporada de alto nível (mais uma) e apresenta argumentos para lutar pela vaga na equipa principal dentro de poucas temporadas. Pela maturidade, intensidade, qualidade técnica e táctica, porque é um tapa buracos com os pézinhos que lhe retiram o rótulo de Bruno Pereirinha e parece-me o mais “preparado” para o futebol a sério.

*às terças, a Maria Ribeiro revela os seus apontamentos sobre as novas gerações que evoluem na melhor Academia do mundo (à excepção do Dubai)