Se preferirem ler tudo sobre um fundo verde, cliquem aqui.

As 17 medidas para o futebol

– Manutenção do aproveitamento e Reforço do gabinete de Scouting do Sporting Clube de Portugal,

– Manutenção do modelo de prospeção nacional e internacional envolvendo as academias Sporting, Núcleos, Delegações e Filiais.

– Continuar o estabelecimento de protocolos com clubes nacionais e internacionais que permitam a captação de jovens talentos.

– Reforçar a política de atracção de novos parceiros e patrocinadores.

– O Presidente do Sporting Clube de Portugal terá a liderança direta do Futebol e Academia.

– À Administração caberá a implementação das políticas estratégicas do futebol, da definição da época desportiva com o apoio do treinador da equipa principal, da coordenação do trabalho entre a formação e a equipa principal, do estabelecimento dos protocolos de cooperação com outros clubes e entidades e das contratações, sempre com o acompanhamento do treinador da equipa principal e com o apoio do departamento de Scouting.

– A formação será a aposta base da política desportiva.

– Ao treinador da equipa principal caberá a responsabilidade de definir a sua equipa técnica, mas a Administração indicará sempre um elemento a integrar a equipa como treinador adjunto.

– Desenvolver o Gabinete de Alto Rendimento e Treino Especifico, por ser determinante para o desempenho regular da equipa, sendo a mesma definida pelo departamento específico e com acompanhamento do treinador da equipa principal.

– Departamento médico definido pela Administração. O departamento médico do Sporting Clube de Portugal continuará a ser alvo de uma especial atenção visto ser, também, um elemento determinante para a conquista dos objetivos, onde a aptidão dos atletas tem uma importância preponderante.

– A equipa B é uma aposta para manter no triénio assumido, mantendo os objectivos da equipa na lógica de formação do atleta e de jovens talentos como última etapa do processo de formação. No fim do triénio estudar a possibilidade de clubes satélites ou equipa B.

– Estabelecer parceria estratégica duradora com um clube na zona norte do país de modo a reforçar a presença então importante área geográfica.

– Continuar a fomentar parcerias com clubes da I e II Liga para empréstimos que visem a valorização dos jogadores.

– Manutenção da aposta no futebol feminino.

– Nos escalões de formação da Academia Sporting terão de continuar a existir, se possível reforçar, referências futebolísticas do Universo Sportinguista.

– Manutenção do Gabinete de Apoio aos Atletas e suas famílias

– Reforço do Gabinete de Psicologia e Apoio escolar, através de uma maior ligação à comunidade educativa, abrangendo de forma transversal todos os escalões e aprofundando a sua capacidade de intervenção

 

AS 15 MEDIDAS NA ÁREA MARKETING/COMERCIAL:
– Marca Sporting Clube de Portugal, tem que continuar a ser gerida como um dos maiores ativos do Clube. Manter a politica de expansão da marca, consolidando e desenvolvendo o seus territórios naturais, nacional e internacionalmente que lhe tem permitido conquistar, desde 2013, consecutivamente o estatuto de Superbrand. A sua gestão continuará a desenvolver-se tendo por base o respeito pela identidade e valores do Clube, direcionada para onde possa acrescentar valor mas também que simultaneamente o faça relativamente à própria marca Sporting Clube de Portugal.

– Licenciamento, reforço da área de licenciamento ao nível de produtos e serviços, explorando todo o potencial da marca mas também da sua defesa, através do controlo, vigilância e luta contra ade contrafação, desenvolvendo também acções de sensibilização para este flagelo que afecta gravemente as receitas do nosso Clube.

– Reforço das áreas Corporate, fortalecendo as ligações com os parceiros a par da dinamização da componente de activação de marcas, plataformas de comunicação e explorando e aprofundando o CRM como ferramenta fundamental neste domínio.

– Orgulho Sportinguista dinamização de acções que reforcem o sentido de pertença e o orgulho Sportinguista, com iniciativas específicas, nomeadamente ao nível de eventos e de novas aplicações.

– Reforço da oferta comercial de forma integrada e multi-plataformas, a par do desenvolvimento de novos suportes comerciais, nomeadamente ao nível da publicidade.

– Reajustamento da política de comercialização do Estádio José de Alvalade e Pavilhão João Rocha, nomeadamente patrocínios, camarotes, etc.

– Estádio Inteligente explorar soluções suportadas por este tipo de estruturas quer do ponto de vista relacional quer transacional, modernizando simultaneamente os nossos espaços e as novas funcionalidades oferecidas pelos videoscreens, platibandas digitais e rede de wi-fi.

– Potenciação do valor da marca Sporting Clube de Portugal, através da gestão rigorosa da sua imagem e reputação e exploração de todo o seu potencial de expansão, nomeadamente internacionalmente, com especial atenção nos países da Lusofonia e da nossa diáspora. ,

– Merchandising, manter a política expansionista ao nível da oferta da gama de produtos e da rede de distribuição, nomeadamente com o alargamento dos pontos de venda, através de rede própria e de terceiros, tanto em canais off como on-line. Explorar e dinamizar as novas Lojas Verdes, tanto a do nono Pavilhão João Rocha, como em outras localizações geográficas, nomeadamente no centro de Lisboa.

– Gameboxes, manter as gameboxes com um dos principais produtos de bilhética estudando formas contínuas de renovação, privilegiando sempre os Sócios.

– Dinamização da área de eventos, próprios e para terceiros, potenciando e explorando os diversos espaço disponíveis, a que acresce, com novas valências, o Pavilhão João Rocha.

– Tour Sporting possibilidade de conhecer num pack integrado Estádio + Museu + Pavilhão João Rocha + Academia, com promoção especial junto dos operadores turísticos.

– Concertos e grandes eventos em Alvalade, com possibilidade de oferta integrada de Estádio José Alvalade e Pavilhão João Rocha

– Naming do Estádio José de Alvalade, Multidesportivo, Academia e Pavilhão João Rocha: Venda dos direitos de naming a longo prazo do Estádio, Pavilhão, Academia e do novo Multidesportivo, cobertura do Estádio José Alvalade, salvaguardando as consultas necessárias aos Sócios. A venda dos direitos do naming só será apresentada aos Sócios em Assembleia Geral, acompanhada de dados concretos e salvaguardando o nome das suas referências.

– Jogos Santa Casa: estudar viabilidade de venda de jogos da Santa Casa, através da instalação de terminais na Loja Verde e Núcleos

 

AS 22 MEDIDAS PARA AS MODALIDADES:
– Sustentabilidade, reforçar o apoio financeiro às modalidades, através da angariação de novos sponsors mas, sobretudo, pelo acréscimo do número de associados, aumentando a competitividade das diversas modalidades tendo sempre como premissa a sustentabilidade, a necessidade de dignificar e honrar das nossas cores.

Promoção das modalidades, Reforçar a visibilidade das actividades desportivas do Clube, com uma preocupação muito especial nas actividades formativas. Continuaremos a dedicar ao ecletismo, característica inata do Sporting Clube de Portugal, a atenção que merece.

Sinergias entre as modalidades, potenciando e estimulando a partilha de experiências e conhecimento entre os responsáveis pelas modalidades, corpo técnico e atletas, fortalecendo simultaneamente o relacionamento e laços de amizade dirigentes, atletas e técnicos.

Centro de Atletismo de Alto Rendimento Professor Moniz Pereira, criar um centro de alto rendimento, em parceria com uma instituição de referência, visando proporcionar as condições necessárias aos nossos atletas de alta competição que lhes permita melhorar as suas performances e simultaneamente perpetuar e honrar a figura ímpar e inspiradora que confere nome a este Centro.

Gabinete Sporting Olympics, encontrando-se plenamente em funcionamento, importa agora, consolidar e desenvolver este projecto, cuja dimensão e funções, não tem paralelo no panorama de Clubes a nível nacional. As suas importantes actividades terão, certamente, repercussões muito positivas para os nossos atletas nos
Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.

Parcerias que permitam a criação de pólos descentralizados para o desenvolvimento de modalidades paralímpicas.

Gabinete Sporting Paralympics, consolidar e desenvolver os apoios que permitam uma adequada preparação com vista aos Jogos Parlimpicos de Tóquio 2020.

Gabinete de Apoio Médico para as modalidades, esta unidade recentemente criada e devidamente adaptada às exigências dos atletas do Clube, será reforçada com novas valências de apoio e apetrechada de acordo com as necessidades que se forem definindo.

Patrocínios e Receitas das Modalidades gerar novas receitas, através do desenvolvimento de novos produtos e serviços, alavancados nas potencialidades e valências proporcionadas pelo novo Pavilhão João Rocha e suas envolventes.

Férias Desportivas, desenvolvimento de iniciativas que promovam a cultura Sportinguista aliada à prática desportiva nas mais diversas modalidades.

Casa das Modalidades, o Pavilhão João Rocha será, finalmente, a nossa casa das modalidades colectivas e individuais.

Competitividade, os valores do nosso Clube têm que estar sempre presentes na mente dos nossos atletas. Só com Esforço, Dedicação e Devoção será possível alcançarmos, Glória.

Acompanhar e avaliar permanentemente as modalidades existentes, continuando a estabelecer objetivos periódicos mensuráveis.

Novas modalidades, análise e avaliação da viabilidade de novos projetos desportivos, como p.e. o voleibol.

Fomento da Formação Desportiva em todas as modalidades do Clube.

Incentivar a presença de público nas modalidades, nomeadamente através das condições que o novo Pavilhão João Rocha proporciona.

Sportinguíadas alargar esta iniciativa a outras modalidades, com interação entre as exibições e a experiência desportiva para o público estudando a possibilidade de serem realizadas em várias regiões do país.

Open days promover e reforçar estas iniciativas de forma mais abrangente alargando-as a outras modalidades

Protocolos, alargar o número de protocolos existentes com o Sistema Universitário, Escolar e rede de Autarquias, incrementando a cooperação com o Clube com vista à investigação, estudo e partilha de conhecimentos.

Núcleos e Delegações do Clube manter e motivar estas estruturas capilares do nosso Clube a continuarem a dar apoio às diferentes modalidades do Sporting Clube de Portugal, especialmente quando equipas do Clube competem nas suas áreas geográficas.

Órgãos Sociais, incentivar a presença dos diferentes membros dos Órgãos Sociais do Clube nos eventos, sejam eles quais forem, em que participam atletas nossos.

Fundação Sporting reforçar a política de cooperação entre as modalidades e as iniciativas da Fundação, aproximando cada vez mais as populações-alvo da Fundação aos atletas.

 

AS 15 MEDIDAS NA ÁREA DE NÚCLEOS:
– Presença em Eventos, garantir sempre que possível a presença nos eventos dos Núcleos e nos aniversários mais significativos.

– Reconversão de Sócios, continuar a promover junto dos Núcleos e de forma gradual, o processo de reconversão dos sócios dos Núcleos em sócios do Sporting, de acordo com a disponibilidade financeira de cada um aproveitando a categoria de sócio efectivo criada e exclusiva para os Núcleos.

– Vertente Comercial, apostar decisivamente na vertente comercial cujos primeiros passos já foram dados. Pretendemos aprofundar as parcerias com os nossos parceiros e promover junto destes as melhores condições comerciais para os Núcleos e seus associados.

– Expansão de Núcleos, independentemente do processo de implantação e consolidação territorial no Continente e Ilhas, priorizar a expansão dos Núcleos para as principais cidades Europeias onde se encontram grandes comunidades portuguesas e sportinguistas e onde a Marca Sporting tem uma grande divulgação.

– Criar uma ferramenta de comunicação, uma newsletter semanal, com informação actualizada e relevante para que os responsáveis dos Núcleos tenham acesso em primeira mão à informação do Clube, a possam difundir pelos seus associados a nível local, de forma a que sejam estes o primeiro bastião da expansão e defesa do Sporting Clube de Portugal.

– Promoção na Sporting TV, com um novo programa dedicado aos Núcleos cuja temática seja a agenda dos mesmos e as iniciativas futuras para conhecimento atempado do universo sportinguista, mantendo os que já estão em grelha. Programas dedicados aos Núcleos cujo objectivo seja a divulgação das realidades locais, como a cultura, património, gastronomia e as suas gentes.

– Bilhética, criar condições para instalar de uma máquina de impressão de bilhética para facilitar as deslocações a Alvalade, se possível uma em cada distrito.

– “Comboio Verde” promover por esta via, sempre que possível, deslocações a Alvalade.

– Promover “workshops” sobre diversos temas do universo sportinguista.

– Promover um torneio de E-Sports no sentido de fomentar a presença de novos associados nos Núcleos, cuja fase final será a disputar no Pavilhão João Rocha.

– Promover um torneio bi-anual de futsal de carácter nacional com uma fase final a ser disputada no Pavilhão João Rocha.

– Congresso dos Núcleos, a realizar a cada dois anos.

– Delegações, pretendemos promover uma alteração aos Estatutos do Sporting para ajustar o conceito de Delegação, conforme é desejo destas estruturas, tornando-as num instrumento operacional de divulgação, promoção e crescimento da Marca Sporting.

– Filiais do Sporting, Manutenção das políticas de proximidade com as Filiais do Sporting, em Portugal e no Mundo, e parcerias em função da vontade e disponibilidade destas.

– Núcleo do Ano manter a distinção anual dos Núcleos que mais se evidenciaram na promoção dos nossos ideais, através dos Prémios Honoris Sporting e atribuídos na Gala de homenagem que se realiza todos os anos.

AS 5 MEDIDAS NA ÁREA DE EXPANSÃO:

– Alargar a rede Escolas Academias Sporting, privilegiando a expansão internacional;

– Reforçar a presença do Sporting através do projeto Escolas Academia Sporting e realização regular de “training camps” nos Estados Unidos da América; levar o projeto EAS à América Central e do Sul; reforçar as EAS nos PALOP e China.

– Parcerias no Futebol de Formação, celebrar protocolos de parceria, ao nível do desenvolvimento do futebol de formação, com clubes de referência da América do Sul e África;

– The Future of Football continuar com esta iniciativa de referencia internacional que vai já para a sua terceira edição e realizar este congresso internacional também fora de Portugal;

– EAS Modalidades, criar a primeira Escola Academia Sporting das Modalidades fora de Portugal.

AS 9 MEDIDAS NA ÁREA DA COMUNICAÇÃO:

– Manutenção do modelo de comunicação Sporting Clube de Portugal “a uma só voz”, manter o modelo de gestão da comunicação assente num modelo centralizado de forma a permitir a definição das mensagens do Sporting Clube de Portugal de forma integrada, coerente e consistente, definindo-lhes a cada momento, o conteúdo, a forma e a oportunidade de divulgação, possibilitando-lhe assim que o Clube e SAD continuem a falar em toda sua extensão a uma só voz.

– Gestão e relacionamento ajustado a cada público-alvo, Sócios, Núcleos, Investidores, Patrocinadores, Órgãos de Comunicação Social e todos os Parceiros. Gerir a reputação do Sporting Clube de Portugal de forma ajustada e de acordo com os seus princípios e valores.

– Comunicação das modalidades, fortalecer a comunicação das modalidades, continuando a desenvolvê-la de forma coordenada e constante, informando das várias vertentes das suas actividades e exaltando os seus feitos.

– Sporting multimedia, gerir as plataformas de comunicação e o desenvolvimento de conteúdos, enquanto área estratégica fundamental, num conceito global multimedia.

– Jornal “Sporting” reforço da vertente digital, ao nível do site e de novas aplicações.

– Sporting TV consolidar o nosso canal de televisão enquanto instrumento privilegiado de comunicação com os Sportinguistas e com os amantes do desporto, em geral. Reforçaremos as transmissões em directo, a exploração comercial e a área de conteúdos. Desenvolveremos novos programas e documentários, alargaremos a distribuição do canal e seus conteúdos, nomeadamente através de parcerias com companhias de aviação, voando assim a marca Sporting por todo mundo.

– Sporting Rádio dar continuidade aos estudos iniciados para criação de uma rádio oficial do Clube que possa gerar sinergias com as plataformas existentes e que à semelhança da Sporting TV apresente um modelo de sucesso e sustentável.

– Redes Sociais dinamizar estas importantes plataformas que permitem comunicar à escala global, com audiências cada vez maiores que suplantam mesmo os media tradicionais, continuando a seguir as melhores práticas de referência e tendências de evolução.

– Site Sporting desenvolvimento de novas funcionalidades, nomeadamente na área de Sócios e versões em outros idiomas. Dinamização da Loja On-line o desenvolvimento dos módulos Escolas Academia Sporting e Núcleos.

FINANCEIRA E ADMINISTRATIVA
Importa continuar a trilhar o caminho iniciado há quatro anos quando se conseguiu inverter um caminho, à época, considerado insustentável. Nas diversas fases da reestruturação operacional e financeira efectuada foram definidas um conjunto de etapas necessárias ao objectivo de manter o equilíbrio financeiro permanente, cumprindo escrupulosamente as regras do fair-play financeiro, e obter os fundos necessários à manutenção do controlo da Sporting SAD por parte do Sporting Clube de Portugal. Assim, os objectivos
para o próximo mandato passam por:

Manutenção do investimento nas diversas modalidades. Atingido o equilíbrio financeiro no Clube, importa manter a captação de Sócios e consequentemente aumentar as receitas de quotização, que permita um maior investimento nas modalidades com o objectivo de aumentar os títulos nacionais e internacionais, e com isso maximizar também a captação de parceiros e sponsors, aumentando as assistências nas competições em que
participamos, principalmente no novo Pavilhão João Rocha.

Concretizar os aumentos de capitais próprios definidos no plano de reestruturação, conduzindo consequentemente à programada redução do passivo global.

Potenciar, durante este mandato, as operações que permitam a capacidade de exercício das opções de compra de VMOCs até meados do mandato seguinte, que conduzirão à manutenção do controlo da maioria do capital da Sporting SAD. Temos como objectivo o aumento consistente dos saldos das contas reserva que permitirão a aquisição futura das VMOCs necessárias à manutenção desse controlo, sendo fundamental que
essas mesmas reservas se encontrem na posse do Clube.

Cumprimento geral das recomendações da CMVM e do Instituto Português de Corporate Governance para o governo das sociedades. De forma a continuar a garantir a transparência e as melhores práticas de gestão e Governance, procuraremos manter o elevado índice de cumprimento de todas as exigências e recomendações dos órgãos reguladores e de supervisão.

Manutenção do rigor e transparência financeira, com a contínua apresentação e divulgação das contas consolidadas do Universo Sporting, tal como previsto na Lei, para além dos reportes trimestrais das contas da Sporting SAD e da divulgação das transacções de jogadores no Jornal
Sporting e na CMVM em cada janela de mercado, e com o rigor e nível de detalhe como feito até aqui.

Participação em grupos de trabalho criados no seio das Federações, Ligas ou Associações. Com esta participação buscaremos a criação de condições gerais de equilíbrio financeiro e a promoção do aumento das receitas globais dos Clubes, com vista à maior atractividade das competições e consequente aumento das receitas directas e indirectas.

Jogo online. Intervenções com vista à revisão do modelo entretanto implementado e que se tem mostrado não ter o impacto financeiro desejado e justo para os Clubes que participam nas diversas competições. Análise em conjunto com a Liga de Clubes de Futebol Profissional e com as entidades respectivas no que concerne a outras modalidades.

Elaboração e publicação periódica de relatório de sustentabilidade do Sporting Clube de Portugal.

Reforço do plano de aumento do património do Clube e rentabilização do mesmo, a nível nacional e internacional (incluindo Núcleos e Filiais), através de apresentação de planos de desenvolvimento desportivo, social e educativo que conduzam à cedência (definitiva ou temporária) de equipamentos de diversa ordem ao Sporting Clube de Portugal.

Reforço do plano de valorização global dos funcionários do Sporting com vista à maximização das suas potencialidades.

Implementação de plano de valorização de colaboradores dos maiores fornecedores e stakeholders do Sporting para formação e integração dos mesmos, tendo como objectivo uma maior harmonização da relação e maximização do espírito de equipa. Designadamente ao nível dos serviços de segurança, limpeza, higiene urbana, manutenção, etc..

Reforço da estrutura que permita o desenvolvimento integrado de projectos de mecenato social e educativo, associados ao desporto e tendo em consideração a qualificação do Sporting Clube de Portugal como instituição de utilidade pública.

Início da entrada em funcionamento do sistema integrado de gestão financeira e de capital humano.

Continuação da redução da estrutura empresarial do Grupo Sporting. Redução do número de entidades empresariais, designadamente das empresas sem actividade relevante, por via de liquidações ou fusões com outras do Grupo Sporting.

Auditoria de Gestão. Manutenção do modelo de avaliação da gestão operacional e financeira, a efectuar no final do corrente mandato, respeitante às épocas 2013/14 a 2016/17, instituindo este procedimento como boa prática a perpetuar no final de cada mandato

SÓCIOS
A voz aos Sócios, manter e reforçar a política de dinamização e interacção com os Sócios reforçando as plataformas e canais de contacto, nomeadamente através do desenvolvimento das actuais e criação de novas
aplicações.

Serviço ao Sócio, melhorar a qualidade, a eficácia e eficiência em todos os canais de atendimento, nomeadamente com o desenvolvimento de novas aplicações e funcionalidades no site do Clube e postos de atendimento físicos.

Tratamento igualitário entre Sócios, manter a equidade de tratamento, incluindo os grupos organizados, enquadrando-os no apoio à equipa, nas coreografias e cânticos do Estádio José Alvalade, tendo sempre presente o respeito pela história e pelos valores do Sporting Clube de Portugal.

Reforço dos privilégios de ser Sócio, manter a estratégia definida, nomeadamente em preços preferenciais nos bilhetes e na esmagadora maioria dos produtos de merchandising, alargando a rede de parceiros, com condições preferenciais e descontos, através de uma escolha criteriosa e facilidade de acesso.

Desenvolvimento do CRM implementado para melhoria da interacção com os Sócios, acompanhamento e satisfação das suas necessidades.

Call Center, melhoria e desenvolvimento do novo canal de atendimento implementado nas instalações do Clube, nomeadamente com a introdução de funcionalidades de atendimento automático.

Centro de Atendimento, instalar um novo Centro no Pavilhão Rocha, garantindo maior modernidade, conforto e acesso a pessoas com mobilidade reduzida.

Match-Day Sócios, melhoria de convite, acompanhamento e acesso ao Estádio, bem como na experiência de jogo, avaliação subsequente introdução de melhorias.

Sistemas de Pagamentos, melhoria dos sistemas de pagamento, nomeadamente de quotas para residentes em Portugal e no estrangeiro.

Recuperação de Sócios antigos e captação de novos Sócios, manter a política agressiva que vem sendo desenvolvida com enorme sucesso através do www.socionumminuto.pt e www.regressonumminuto.pt. Reforçar a aposta sobretudo nos Sócios jovens. É imperioso seduzir os indiferentes e fazer deles Simpatizantes, é indispensável saber transformar os Simpatizantes em Adeptos, é fundamental conseguir converter os Adeptos em Sócios.

Clube Jubas, dedicado a Sócios infanto-juvenis, com contéudos específicos, merchandising próprios e iniciativas específicas

Responsabilidade Social, o Sporting Clube de Portugal é uma instituição social responsável que promove de forma transversal a inclusão e os valores do desporto, do humanismo e da solidariedade. A Fundação Sporting é a sua parte mais visível e aquela que agrega de forma sistematizada e institucional esta vertente, enquanto Instituição Pública de Solidariedade Social. Consolidar e desenvolver os projectos nacionais e internacionais em curso e apresentar novas candidaturas. Captação de novos recursos de financiamento, nomeadamente através de campanha de sensibilização de doação de 0,5% na entrega das declarações do IRS.

 

brunobola