Melhor marcadora do campeonato nacional, uma carreira com 10 títulos colectivos, talento, humildade e dedicação fazem a mulher-golo Solange Carvalhas, sem dúvida a jogadora que mais se tem destacado a nível individual em Portugal.

Jogou no 1º de Dezembro até 2014, mudando-se depois Anderlecht por duas temporadas, mas faltava o grande marco na sua carreira: acompanhar o seu clube de coração na criação de um projecto ganhador (mais um) e marcar golos de leão ao peito.

Uma líder natural, que tinha no seu e-mail as iniciais SCP antes mesmo de saber que viria a jogar no melhor clube do mundo. Hoje, certamente sente na pele o sonho de milhões de adeptos.

Solange vive num mundo de homens, criado para homens, desenvolvidos por homens, e escolheu uma das profissões onde mais discriminação existe para com o sexo feminino. A montanha que se tem de escalar até ao reconhecimento público, até aos prémios e até à admiração é muito maior e tem muitos mais percalços de caminho. Mas a vantagem de jogar num símbolo tão enorme é que existem sempre olhos atentos e uma palavra de apoio à distância de um clique nas redes sociais.

Será irreal pensar que a Solange pode um dia almejar a glorificação do Bas Dost. Por muito que marque o dobro dos golos e vença o dobro dos títulos. Bas Dost joga perante 40 mil pessoas todas as semanas, a Solange joga perante duzentas. Mas será pelo menos justo que tentemos elevar aos nossos mais altos padrões esta equipa de futebol feminino, que tanto tem honrado o símbolo que traz ao peito.

Solange é esforço, dedicação e devoção e será apenas uma questão de tempo até chegar à glória. Uma glória que não vai ser capa d’A Bola, nem do Record e como consequência não vamos passar noites acordados a ver se ninguém nos leva a craque, nem vamos pagar as contas de um ano com a sua transferência.

Estes são os primeiros passos de um caminho longo, que provavelmente não conhecerá a igualdade no nosso tempo, mas que com o nosso esforço pode evoluir.

Da minha parte começo hoje: ao lado da camisola do William (melhor 6 alguma vez a jogar no Sporting) estará outra, verde e branca, com o Carvalhas #20 estampado. Para que saibam que tenho ídolos e alguns deles podem ser mulheres.

 

*às quintas, a Maria Ribeiro mostra que há petiscos que ficam mais apurados quando preparados por uma Leoa