CyXeeabXcAEtpDOEsta semana apenas se registou o jogo dos nossos sub-17, que regressaram às vitórias expressivas e seguram assim o primeiro lugar desta fase de apuramento. A nova vítima foi o Oeiras, que foi derrotado em casa por 4-0 com golos de Bavikson Biai, Edmilson dos Santos (2x) e Miguel Velosa, que partiu do banco e marcou.

Com este resultado o Sporting soma agora 6 vitórias e dois empates, num apuramento que se adivinha “fácil” face ao domínio avassalador dos dois rivais de Lisboa nesta série. As exibições já foram mais consistentes, é verdade, mas o nível competitivo tem vindo a aumentar cada vez mais. Para o apuramento de campeão, necessitaremos cada vez mais que os nossos craques se destaquem e se assumam nos jogos grandes. Ao todo, a equipa soma 77 golos marcados e apenas 8 sofridos. Números que terão tendência a aumentar nas próximas semanas.

Sem mais jogos a relatar neste últimos dias, resta-me recorrer a uma interessante estatística que tive a oportunidade de confirmar: com a entrada de Matheus Pereira frente ao Paços de Ferreira, o Sporting aumentou assim para onze o número de jogadores formados em Alcochete a jogar pela equipa principal esta temporada, na Liga.

Beto, Rui Patrício, Adrien, William, Palhinha, Esgaio, Rúben Semedo, Gelson, Matheus, João Mário, Mané já foram utilizados, juntando-se em breve a estes nomes Francisco Geraldes e Daniel Podence. Desde a inauguração da Academia, esta é a sétima fez que o Sporting consegue ultrapassar o registo dos 10 jogadores da cantera a actuar pela equipa principal. 2005/06, 2006/07, 2009/10, 2012/13 são os únicos anos que se equiparam, sendo que este último representa um absoluto recorde em Portugal: foram 14 os formados que actuaram pela equipa A do Sporting. Todos nós sabemos porquê. Este ano, podemos esperar ter 13 canteranos a somar minutos, mas será pouco espectável que ultrapassemos o recorde por nós estabelecido.

Outro dos dados impressionantes está na época de 2014/15. 52% dos minutos jogados em campo foram disputados por atletas ‘made in’ Alcochete. Um registo que dificilmente se superará nos próximos tempos (recordar que Nani, Cédric, Mané e André Martins muito contribuíram com milhares de minutos em campo).

Números são números mas provam algo que muitos de nós sabemos: está no ADN do Sporting, independentemente do treinador, presidente ou projecto, este reaproveitamento daquilo que melhor produzimos. Apenas recordar que em todos os períodos de maior injecção de dinheiro, compra de jogadores e composição de plantéis mais caros nunca tivemos menos de 7 jogadores na nossa equipa principal desde a abertura da nossa Academia.
Não acreditem portanto na história de que o Sporting apenas aposta em Alcochete pela falta de dinheiro. Mesmo quando há dinheiro e as gerações da Academia nem são nada de especial, existe uma presença forte no plantel.

A primeira venda de um produto da Academia foi Hugo Viana a última João Mário, que é também a venda mais cara de jogador português a actuar em Portugal.

*às terças, a Maria Ribeiro revela os seus apontamentos sobre as novas gerações que evoluem na melhor Academia do mundo (à excepção do Dubai)