O primeiro emprego fica sempre marcado na nossa carreira profissional, é um momento em que estamos mais predispostos para absorver tudo o que envolve um ambiente de trabalho e como em tudo na vida, aprendemos coisas boas e ganhamos resistência para as coisas más. No meu caso em particular, uma das poucas coisas boas que o meu primeiro patrão me transmitiu foi que o “mal do português é calar-se”.

Com o tempo e com a experiência, comecei a ter outra noção desta “máxima”, o mal do português não é calar-se, o mal do português é resignar-se. Claro que existem exceções, mas no geral nós somos um povo que protesta muito, exigimos mudanças, incentivamos outros a agir esquecendo que nós próprios também o podemos fazer e no final de tudo, quando ninguém age ou quando ninguém nos apoia numa tomada de posição, acabamos por nos resignar. E infelizmente, nós Sportinguistas tendemos a ter por vezes uma atitude semelhante.

Vem isto a propósito de um episódio que se passou aqui na Tasca há uns tempos que se calhar terá passado despercebido a alguns de vós:

Um dos nossos tasqueiros, lançou uma petição para que fosse discutida em Assembleia da República a divida de 600 milhões de euros de Luís Filipe Vieira ao BES. Assinei a petição, não porque dizia respeito a LFV, mas porque se trata de uma dívida que todos nós estamos a pagar sem termos nada a ver com isso. Dias depois, é com desalento que esse mesmo tasqueiro anuncia que a petição foi um fracasso, se a memória não me falha, pouco mais de meia centena de pessoas assinou a petição. É lógico que isto não é uma critica a ninguém, é simplesmente o relatar de um facto.

Em contraste, em dezembro do ano passado, entrou uma petição na Assembleia da República a respeito das VMOC’s do Sporting, um grupo de pessoas achou que havia um claro beneficio ao nosso clube e tratou de lançar a petição. Nada contra, vivemos num país livre e se os cidadãos se sentem lesados de alguma forma podem e devem usar as ferramentas legais ao seu dispor. A grande diferença foi que a petição contou com 4.000 assinaturas.

Se calhar o nosso colega tasqueiro errou no meio escolhido para divulgar a petição, daí a mesma não tenha tido a visibilidade que se esperava, se calhar alguns leram a petição e seguiram em frente ou porque não se identificaram com o conteúdo ou porque se calhar resignam-se ao facto de acharem que não fariam a diferença. Independentemente da razão, o que quero destacar é o facto de este tasqueiro escolher agir, no pouco que pôde fazer enquanto cidadão e adepto, escolheu não se resignar e tomar uma iniciativa.

Essa não resignação e força de vontade em agir, são duas qualidades que admiro em Bruno de Carvalho, que ainda na semana passada, mais uma vez as demonstrou, ao apresentar propostas na Assembleia da República para combater a corrupção e melhorar o futebol em Portugal. É certo que nem sempre toma as melhores decisões, mas também pessoas perfeitas não existem, aprecio que ele seja um chato do car@lho, no sentido de não se resignar perante o que está á vista de todos e de ser proactivo na luta para melhorar o futebol, o mesmo futebol que diariamente lhe cospe, que o espezinha, que o humilha, mas que mesmo assim se levanta para mais, levanta-se sempre para ir á luta, não desiste porque ele sabe que defende um amor que é de todos nós.

Faço o meu reconhecimento público ao nosso presidente pela paixão com que nos tenta defender, mas sobretudo, este reconhecimento vai para todos os outros Sportinguistas que também não se resignam com o estado actual do futebol e que tentam mudar alguma coisa, seja através de petições, seja através de informação disponibilizada nas mais diversas plataformas, seja a desmontar mentiras, seja a promover o Sportinguismo através dos blogues, seja numa simples conversa de café, todos eles têm um papel fundamental na vida do nosso clube, todos eles fazem a diferença pelo simples facto de não se resignarem, todos eles são a prova que somos da RAÇA QUE NÃO SE VERGA. VIVA O NOSSO GRANDE AMOR…VIVA O SPORTING!!!!!!

imagem2

TEXTO ESCRITO POR Green Oasis
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]