equipab19.º classificado com 27 pontos, o que corresponde aos lugares de despromoção da II Liga – é este o estado actual do Sporting B, incapaz de vencer desde Novembro. O panorama negativo não melhorou após o empate frente ao Famalicão (1-1) e o médio Guima assumiu que o objectivo passa mesmo pela manutenção.
Temos de continuar a trabalhar. O Sporting CP não tem de andar cá em baixo, precisa é de estar nos lugares cimeiros. Neste momento, o nosso objectivo é a manutenção, tentando subir o máximo possível na tabela classificativa“.

Explicações para estes dez jogos seguidos sem conhecer o sabor da vitória existirão várias. E não me parece justo apontar unicamente o dedo a João de Deus, que assumiu que o triunfo escapou “mais por demérito nosso do que por mérito do adversário. A primeira parte correu dentro daquilo que tínhamos pensado, tivemos até oportunidades para acabar com o encontro. No segundo tempo, com o domínio da partida, não fomos capazes de fazer o golo que nos garantisse os três pontos. É triste, pois apostámos muito neste jogo para voltar às vitórias”.

Quando questionado acerca da utilização de quatro jogadores juniores (Ivanildo Fernandes, Bubacar Djaló, Jovane Cabral e Bruno Paz), o treinador dos verdes e brancos garantiu que a competência é o que mais pesa na escolha dos atletas. “Temos de optar pelo máximo de competência possível, por isso é que escolhi quatro juniores. Neste caso, a história do escalão não existe, pois vão a jogo aqueles que nos podem dar mais soluções”, explicou.

Quem também apareceu no onze titular foi Merih Demiral, que se estreou com a camisola dos leões e deixou muito bons apontamentos, algo que não surpreendeu João de Deus. “É um bom jogador e basta olhar para o seu histórico de presenças nas selecções da Turquia. Já conhece bem os processos e as dinâmicas da equipa, por isso contamos com ele e com o resto do grupo para subirmos alguns lugares na tabela”, finalizou, lançando já os duelos que se avizinham na II Liga.

Eu diria que, face a esses duelos, é fundamental analisar o que tem corrido mal e montar uma estratégia para encarar das três mãos cheias de jogos que ainda faltam.