Faço minhas as palavras do Zupo, com a diferença de que é ele o treinador que, com exasperante apatia, assistiu ao descalabro que, em dez minutos, nos fez passar de uma vantagem de 26-19 para uma derrota por 26-27.

Não querendo roubar de forma alguma o protagonismo à crónica do Ruesga, até porque é ele o entendido, permitam-me dizer que não consigo aceitar o que vi ontem. Sim, tivemos um início de segunda parte brilhante, mas depois aconteceu o que vem acontecendo várias vezes esta época a uma equipa recheada de jogadores experientes e de inegáveis qualidades. E se me incomoda o bloqueio mental de gajos para quem esta pressão devia ser normal, mais me incomoda o nada fazer de quem tem a responsabilidade de comandar a equipa. Se eu, como mero adepto, comecei a coçar-me assim que levámos três golos de rajada e começámos a perder bolas, porque raio é que Zupo esperou até quase perder a vantagem para parar o jogo?!? Isto para não falar da verdadeira obsessão pelos remates de primeira linha, praticamente eliminando a utilização dos pontas e do pivot na variação de jogadas de ataque.

Aceito que me digam que foi o facto de termos Zupo como treinador que contribuiu para que maioria destes internacionais chegasse ao Sporting, mas não aceito esta sensação de que o treinador não tem mãos para tocar a guitarra de topo que encomendou e acaba por levar banhos tácticos nos jogos mais complicados.

Até porque há não muito tempo dizíamos que aquilo que fazia a diferença era o Porto ter um grande guarda redes, agora que também temos um é cada vez mais importante identificar definitivamente um problema que se arrasta há demasiadas épocas…

zupo