Em altura de fecho de mandato as discussões perdidas pela tasca muitas vezes se têm centrado nas aquisições, por isso achei que era bom centralizar a questão num só post. Para servir de mote andei à procura de todas as aquisições feitas no mandato de Bruno de Carvalho e dos valores das mesmas, tendo servido de base os R&C do Sporting até 2016 e 2 sites de transferências (Futebol 365 e Transfermarket) para as transferências não publicadas no R&C do Sporting e para as de 2016/17, assim como os quadros que encontrei retirados do jornal do Sporting. Seguem alguns dados interessantes.

fin1

O ano em que gastámos menos foi o ano que gerou as maiores + valias, lideradas claro por Slimani e por Montero. Nos restantes anos fomos gastando progressivamente mais, mas nunca tirámos dividendos financeiros dessas compras. No geral, no mandato de Bruno de Carvalho gastámos 72,56 M de euros, dos quais conseguimos vender 49,83 M de euros e gerar mais valias de 28,23 Milhões de Euros. O valor líquidos das aquisições é negativo em 22,73 M de euros.

fin2

Não deixa de ser impressionante que no ultimo ano seja o ano com mais jogadores comprados.

Estado dos comprados

fin3

Dos 70 jogadores comprados na era Bruno de Carvalho sobram no plantel 17. Nestes estão incluídos Gauld, André Geraldes e Paulista que não estou certo fazerem parte do plantel. Nota para que dos 16 contratados em 2015 fazem parte do plantel 7 (44% das compras desse ano) e dos 23 contratados em 2016 fazem parte do plantel 6 (26% das compras desse ano). No total dos 69 jogadores comprados na era Bruno de Carvalho 11 (16%) estão emprestados, 17 (25%) estão no plantel, 31 (45%) foram ou vendidos ou devolvidos e 10 (14%) estão na equipa B.

Importância para a equipa:
De forma a aferir a importância que as contratações tiveram no plantel decidi definir uma escala de importância de 0 a 5, tendo por base a utilização que tiveram e a importância. Assim concluí:
fin4

Na verdade 41 dos 69 jogadores contratados foram completamente irrelevantes e 6 foram muito pouco mais do que isso. Para se perceber o critério deixo a lista de jogadores a que atribui as notas:

notas

Eu sei que o meu gosto pessoal me fez dar notas um pouco superiores ao que devia nuns casos e o inverso noutros. Mas o principal critério foi o grau de utilização dos jogadores enquanto estiveram no plantel.

fin10

A melhor taxa de aproveitamento é na nota 5 (23% do total das compras em apenas 5 jogadores). Normalmente pagámos mais pelos que tiveram melhor aproveitamento. Mas temos 41 com nota zero (22% do total gastos em compras), e embora não haja ninguém extraordinariamente caro (os chamados Pongoles), acabamos por gastar tanto neles como nos 5 com nota 5…

fin12

fin13

Estes foram os dados que estraí para um post supostamente não muito extenso mas fica a base de dados para vocês agora lhe fazerem o que quiserem…

E assim temos a base do debate! Aproveito para dar a minha opinião.
Acho que gastamos claramente demais e que o aproveitamento é fraco. Aqueles que deram zero à equipa são claramente demais. Até aceito os que dão muito pouco (1) ou os que dão pouco (2)… isso acontece, mas 17 M de euros em 40 jogadores que não deram nada é um abuso. Preferia que fossem 17M de euros em 4 ou 5 que andassem nos que dão muito pouco ou pouco.

De resto acho que não somos menos eficazes no mercado que os outros, aliás tenderia a dizer que mesmo assim somos os que pagamos menos pelos menos aproveitados e menos pelos mais aproveitados, o que não deixa de ser minimamente positivo. Claro que há aqui uma nota adicional… as compras estão todas cá mas o que estes jogadores ainda poderão vir a ser é uma incógnita! Desde inicio e mantenho que tenho poucas duvidas que o A. Ruiz daqui a 1 ano estará no mínimo no 4. E podemos ter outros. Outro exemplo é o Gauld em que muitos acreditam e que até agora está no zero mas poderá vir a estar noutro patamar de importância (eu não acredito nisto mas pode acontecer). Mas o momento de avaliar o mandato é de 4 em 4 anos e é este por isso acho que estão aqui as bases para agora virem os argumentos.

PS: Desejo para o segundo mandato de Bruno de Carvalho – Gastarmos à volta de 90M em 1 terço dos jogadores.

A lista de contratados para quem tiver curiosidade

fin14

TEXTO ESCRITO POR Tiago Coração de Leão
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]