Alguém tem de dar novas instruções aos jogadores do Sporting, com urgência, de forma a que a parábola da crise na formação possa ser minimamente credível. O que é isto de ter 11 jogadores formados em Alcochete no plantel, de ter três guarda- redes das nossas escolas, três capitães com mais de uma década de Sporting e ainda nos habilitarmos a formar os extremos mais entusiasmantes do futebol português?

Para piorar ainda a situação, os escalões de formação insistem em ganhar praticamente todos os jogos, mantendo o primeiro lugar em Iniciados e Juvenis e começando o campeonato de Juniores com um banho de futebol ao Braga. É algo simplesmente inaceitável, que vai contra tudo aquilo que tenho ouvido nos últimos 5 anos sobre quais os problemas associados à Academia. Claramente, a rever!

389963_galeria_sporting_x_braga_juniores_a_2_fase_apuramento_campeao_2016_17_campeonato_nbsp_jornada_1.jpg

Começando esta semana pelos mais pequeninos, os Iniciados venceram o Barreirense por 3-0, mantendo o primeiro lugar, e acumulando já 42 golos marcados em apenas 10 partidas disputadas. Os golos foram marcados por Rodrigo Costa (2x) e Daniel Rodrigues. O próximo jogo será contra o Belenenses e nenhum ponto poderá ser desperdiçado a partir daqui. A quatro partidas de terminar esta fase, o primeiro lugar seria a cereja preciosa numa campanha praticamente imaculada.

Os Juvenis continuam em igualdade pontual com o Benfica, que cada vez se aproxima mais da nossa diferença de golos. As boas notícias são que, com a vitória de 3-0 frente ao Setúbal, os sub-17 já sabem que estarão na próxima fase de apuramento de campeão, apesar dos 4 jogos que ainda faltam disputar. O objectivo agora passa por segurar o primeiro lugar sem derrotas, mas para isso temos de continuar a marcar muitos golos e a sofrer muito poucos. Em Setúbal, o homem do jogo foi Fati, com dois golos marcados, ele que tem vindo a aparecer mais nos últimos jogos.

Esta segunda fase foi um autêntico passeio para os nossos e para os miúdos do Seixal. A equipa mais próxima já se encontra a 12 pontos e a tendência é que fosso seja ainda maior depois de disputadas as quatro partidas em falta.
Do lado Norte, FC Porto e Braga têm o apuramento igualmente encaminhado, mas os nossos maiores rivais serão mesmo os que tivemos de enfrentar já. Qualquer derby será absolutamente decisivo.

Já os Juniores tiveram uma calma e tranquila tarde frente ao SC Braga, no primeiro jogo da fase derradeira do campeonato. Uma vitória por 3-1, com golos de Rafael Leão, Pedro Marques e Nuno Moreira (rapaz, só sabes marcar golaços?). O futebol invejável da rapaziada, com um jogo interior incrível e um espírito de entrega de outro mundo, faz com que qualquer adepto leonino se iluda. Podemos nem ganhar o campeonato, que tanto queremos, mas a qualidade destes rapazes faz-nos adivinhar um futuro risonho e mais uma geração incrível que nasce na Academia de Alcochete.

O destaque vai para Merih Demiral, central turco que adquirimos no mercado de Inverno ao Alcanenense. O jovem nascido em Kocaeli fez todos os escalões de formação no Fenerbahçe até que a sua família decidiu mudar-se. A qualidade não engana e acho que acertámos 100% ao resgatar o defesa de 18 anos. Muita segurança, adaptação fácil e qualidade. Não deverá sair muito mais vezes até final do ano, a não ser para jogar ao serviço da equipa B. Isto sem esquecer que Gonçalo Vieira e Tiago Djaló mostram qualidade semana após semana, numa concorrência saudável e numa defesa bem segura.

Uma excelente semana a todos e para a semana cá estaremos, a rever as performances dos mais pequenos, enquanto Podence e Palhinha se afirmam no onze. Outro dia na maior oficina de talentos do país.

*às terças, a Maria Ribeiro revela os seus apontamentos sobre as novas gerações que evoluem na melhor Academia do mundo (à excepção do Dubai)