Esta foi uma semana de calendário bastante preenchido no que diz respeito a futsal, com a disputa da Taça da Liga de Futsal, no Pavilhão Multiusos de Gondomar. Os leões começaram por defrontar o Braga nos quartos de final da competição, tendo vencido a partida por expressivos 6-1. Num jogo em que fomos sempre superiores ao adversário, o Sporting conseguiu vulgarizar uma das melhores equipas de futsal a nível nacional. Os golos que coloriram a goleada verde e branca foram marcados por Diogo (bis), Merlim, Cavinato, Dieguinho e por Anilton. Os minhotos não conseguiram mostrar argumentos para contrariar a superioridade leonina e o único golo que conseguiram marcar surgiu contra a corrente do jogo, numa jogada de contra-ataque que apanhou a equipa de Nuno Dias defensivamente descompensada.

Nas meias-finais o adversário a defrontar foi o sempre complicado Modicus. A superioridade demonstrada na quadra pelos atletas leoninos voltou a surgir como nota dominante do encontro, mas o Modicus conseguiu em alguns momentos do jogo responder também com jogadas de qualidade, tornando o jogo intenso e numa tomada de parada e resposta. Os golos do Sporting foram marcados por Cavinato, Varela, João Matos, Leo e o guarda-redes André Sousa fechou o marcador. O momento do jogo foi mesmo a jogada do golo de Leo, que como já nos tem habituado voltou a marcar mais um grande golo, desta feita num remate potente do meio da rua, com a bola a bater ainda com estrondo na trave antes de se aninhar no fundo das redes.

A final, marcada para domingo à tarde, acabou por ser uma reedição da época passada, opondo Sporting Clube de Portugal à Associação Desportiva do Fundão. O jogo foi repartido nos primeiros 10 minutos da partida, com o Fundão a querer praticar também o seu futebol e procurando o golo, não se limitando apenas ao processo defensivo, tornando o jogo bastante agradável de seguir. A partir daí o Sporting assumiu as despesas do encontro e tomou as rédeas do jogo na procura de um resultado que lhe permitisse revalidar o título.

O primeiro golo surgiu por Dieguinho na sequência de um canto, onde o pivot internacional brasileiro surge de rompante na área e dispara sem hipóteses para o guarda-redes Iago, que já vinha a ser uma das figuras do encontro naquele momento. Este golo acabou por ajudar no acentuar do domínio verde e branco e a partir daí o Sporting foi dono e senhor das incidências do encontro e o segundo golo surgiu naturalmente por Cavinato, que em esforço consegue rematar para o fundo das redes, mostrando o seu instinto goleador. Até ao intervalo ainda surgiu o terceiro, num lance de capacidade individual brilhante do pequeno homem, mas enorme jogador de seu nome Deo.

Na segunda parte o Sporting voltou dominador, conseguindo manter o adversário bem afastado da sua baliza, mas sem conseguir traduzir esse domínio em mais golos. A partir daí, e até o Fundão deitar definitivamente a toalha ao chão, houve tempo de assistir mais uma vez ao fantástico bloco defensivo que os homens de Nuno Dias conseguem fazer como mais nenhuma equipa em Portugal. O Fundão sofreu-o na pele e a única coisa que conseguiu com esta estratégia mais ofensiva foi sofrer ainda mais um golo, marcado por Cavinato do meio da rua, com a bola a encaminhar-se calmamente para a baliza deserta.

O Sporting volta a provar nesta competição que está mais forte e que não facilita na hora das decisões. Por seu turno aqueles que eram apontados como os mais fortes adversários leoninos, foram precocemente afastados da competição: o Braga às mãos do próprio Sporting, naquele que acabou por ser o melhor resultado verde e branco nesta competição, e o benfica ficou pelo caminho logo nos quartos de final às mãos do finalista Fundão, perdendo o desafio por 4-2 e mostrando cada vez mais aquilo que vamos percebendo ao longo dos jogos: que o Sporting este ano está mais forte e o nosso rival está ainda mais fraco.

Apenas como nota final, e como dou alguma importância aos números e às estatísticas fica este título na história do futsal leonino como o 100º título conquistado na modalidade!

festafutsal2

*às segundas, o Wolfish mostra os caninos para roubar o quadro táctico ao Nuno Dias e contar-nos tudo o que vai fazendo a nossa equipa de futsal