Não conseguiu vencer, mas a Volta ao Alentejo ficará com um espaço reservado nas boas memórias de Rinaldo Nocentini. O italiano do Sporting-Tavira, nono na Volta ao Algarve, foi o primeiro líder da prova, depois de vencer a tirada inaugural, acabando em segundo na geral individual.

Carlos Barbero (Movistar Team) foi o primeiro a vencer por duas vezes a ‘Alentejana’. O espanhol ‘roubou’ a amarela e não mais a perdeu, mesmo com ‘Noce’ a conseguir dois quintos lugares (etapas 3 e 4) e um sexto, neste domingo, na chegada a Évora (de 168,9km com partida de Ferreira do Alentejo), ganha pelo colombiano Juan Sebastian Molano, em 4:05.50 horas, (Manzana Postobon) que também havia triunfado na sexta-feira.

Numa prova com apenas um dia de média montanha (onde acabou por vencer), Nocentini ainda resgatou um segundo numa meta-volante, mas não foi capaz de superar as características explosivas de Barbero, que também bateu o experiente italiano, vencedor de uma Paris-Nice, na camisola dos pontos.

Em termos colectivos, a formação leonina finalizou em terceiro, a 51 segundos da Axeon Hagens Berman e a 32’ da colombiana Manzana Postobon e carimbou o estatuto de melhor formação nacional. Alejandro Marque repetiu o 13.º na Volta ao Algarve, voltando a ser o segundo mais forte dos verdes e brancos. O trepador Frederico Figueiredo estreou-se em provas por etapas pelo Sporting-Tavira com um competente 28.º lugar.