eleições3É um momento importante para o futuro do nosso clube, visto que irão estar em confronto duas listas com projetos completamente diferentes. Confesso que o debate me deixou desiludido no que aos projetos futuros diz respeito, pouco ou nada se falou, o candidato da lista A pareceu pouco inclinado a falar no futuro, e já agora das modalidades, preferindo atacar o seu opositor com toda uma série de “chavões”, ao que este respondeu com o trabalho feito ao longo deste mandato, defendendo-se aqui e ali de algumas acusações, sempre com alguma preocupação em resguardar as suas respostas com algum receio que as mesmas tivessem ecos negativos na imprensa do dia seguinte. Se fez bem ou mal, depende de cada um de nós, pessoalmente acho que o Sporting teria muito mais a ganhar com um segundo debate em vésperas do dia 4 de Março, como não aconteceu, vamos cingir-nos ao que há.

Entre todas as razões que levam alguém a candidatar-se à Presidência do Sporting Clube de Portugal, há uma escolha que qualquer um desses indivíduos fará e esta escolha é valida em qualquer período de tempo, foi feita por candidatos e presidentes no passado, será feita por candidatos e presidentes no futuro e está feita por Bruno de Carvalho e Pedro Madeira Rodrigues. Essa escolha é entre SERVIR o Sporting ou SERVIR-SE do Sporting.

Do lado de Bruno de Carvalho, todos pudemos observar que escolheu servir o clube, a reestruturação financeira, o acréscimo de património com o Pavilhão João Rocha, o crescimento do número de sócios, os resultados a nível financeiro e desportivo nas 50 modalidades do clube provam isso mesmo. Os resultados financeiros mostram contas equilibradas, mostram que as receitas aumentaram, que a divida bancária diminuiu e que os prejuízos acabam por ser sustentados visto que, na globalidade, o clube não está tão dependente das receitas extraordinárias, como estava há meia dúzia anos, para pagar despesas correntes. A nível desportivo, apesar deste ano o futebol não estar ao nível que todos gostaríamos, encontramo-nos ainda a disputar troféus em quase todas as modalidades, tendo ao longo desta presidência conquistado inúmeros troféus nacionais e internacionais. Claro que existem aspetos a melhorar, a comunicação continua sem um rumo certo, o nosso departamento de futebol precisa de pessoas competentes para criar uma estrutura forte que garanta a competitividade da equipa e auxilie o treinador na escolha dos atletas, mas mesmo aqui mantemos alguma esperança que iremos conseguir melhorar nos próximos anos.

Do lado de Pedro Madeira Rodrigues, não vou dizer com certezas absolutas que ele irá servir-se do Sporting Clube de Portugal porque não tenho bases que mo permitam provar, no entanto, não tenho qualquer tipo de constrangimentos em dizer, com todas as letras, que as entidades com quem ele pretende trabalhar têm todo o interesse em se servir dos ativos do nosso clube.

Quando assisti às suas intervenções no debate, não precisei de muito tempo para perceber que de facto se tratava do City Lion e se de acordo com a generalidade dos blogs afetos ao nosso clube, PMR esteve melhor no debate do que nas inúmeras intervenções que precederam o mesmo, então estamos perante uma pobreza intelectual gritante, porque se aquilo era o melhor então estamos mesmo muito mal. Não há ideias, apenas utopias de centros de estágio a custo zero através de parcerias com municípios, parcerias essas que não existem, piadas com Clubes Navais também a custo zero, criticas a uma formação que está em 1º em diversos escalões, criticas às modalidades que…Ups peço desculpa, já estou a ser injusto com PMR, o tema modalidades quase não foi abordado porque, segundo ele, os sportinguistas só querem saber de futebol…despedimentos de treinadores com justa causa, mas sem bases legais para o fazer, enfim acabei por ouvir todo um conjunto de anormalidades que não lembram a ninguém, onde só faltou prometer que cortava o esquerdo ao BdC para o oferecer ao Sá de forma a garantir o seu voto.

Curioso, é que podia ter seguido um outro caminho, quem sabe mais favorável, podia ter escolhido falar detalhadamente do seu projeto e concentrar-se quase em exclusivo nele, criticando apenas e só os pontos mais negativos do seu adversário como a comunicação ou a política de contratações, não abordando sequer aquilo que o atual Presidente fez bem feito, a menos que fosse abordado sobre isso, primeiro porque não tem bases credíveis para o fazer visto que é um trabalho elogiado por quase todos, segundo, mesmo que quisesse elogiar só estaria a enaltecer o seu rival e isso também não lhe convinha, portanto, teria muito mais vantagens em falar de si e no seu projeto, se não o fez foi porque talvez tenha entendido que era mais importante criticar o seu opositor, do que apresentar um novo rumo aos Sportinguistas e isto diz bem da solidez de um projeto.

Cada vez mais me dá a entender que este projeto de PMR termina a 4 de Março de 2017, cujo único objetivo dele centra-se em retirar BdC da presidência, não interessa a viabilidade das suas ideias, se são as melhores ou as piores, tudo o que vier após este dia, se PMR ganhar as eleições, será um enorme “amanhã logo se vê…” e se esse dia vier a acontecer, a titulo meramente pessoal, afirmo aqui perante vós que tenho algum receio que pretenda destruir tudo o que foi feito pelo seu predecessor, mesmo que isso possa significar algumas modalidades extintas, outras no qual se irá desinvestir, quotas mais altas (afinal temos muito mais capacidade económica do que os restantes portugueses) e com Juande Ramos, Lazlo Boloni e Delfim a comandar o futebol profissional, que sem querer minimizar as qualidades de cada um deles, pois merecem o meu inteiro respeito, mas não me parecem capazes de fazer melhor do que quem ainda lá está.

Espero que haja uma grande afluência de pessoal às urnas, independentemente para quem daremos os votos, é importante participar. Desejo que, se BdC ganhar, entenda que tem a nossa confiança, mas que iremos ser mais exigentes, fruto de todo o trabalho que desenvolveu; desejo que se PMR perder, sinta a derrota como uma tareia que levou dos Sportinguistas, a mesma tareia que tão altivamente apregoou ter dado no seu adversário no debate, mas acima de tudo isto, no final desse dia desejo gritar bem alto O SPORTING CONTINUA NOSSO!!!!!

TEXTO ESCRITO POR Green Oasis
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]