Parabéns, Patrícia! Que grande prova fizeste! A alemã teve um dia totoloto e no único salto de jeito que fez… mas, repito: Parabéns, Patrícia! Que grande prova fizeste!

Patrícia Mamona sagrou-se neste sábado vice-campeã do triplo salto, nos Campeonatos da Europa de pista coberta que decorrem em Belgrado. A portuguesa foi a atleta mais consistente do concurso, que chegou a liderar, acabando por perder o ouro para a alemã Kristin Gierisch. Foi a 21.ª medalha de Portugal conquistada num Europeu indoor.

A triplista do Sporting iniciou o concurso com um excelente salto, a 14,24m, que no final da primeira ronda a deixou no primeiro lugar, com a espanhola Ana Peleteiro a ser a adversária que mais se aproximou (14,13m). No segundo ensaio, a portuguesa melhorou a marca em um centímetro, mas não foi suficiente para evitar que a alemã Kristin Gierisch passasse para a frente, com 14,37m, a melhor marca europeia do ano. 

A tendência manteve-se de seguida, com a atleta do Sporting a melhorar novamente ao terceiro ensaio, com 14,29m, confirmando a sua melhor performance neste ano e fechando a terceira série de saltos no segundo lugar, à mesma distância da líder (que assinou um nulo) mas mais próxima da terceira, a grega Paraskevi Papahrístou, que entretanto voara para os 14,24m.

No arranque da segunda série de três saltos, já com a ordem de chamada invertida, Patrícia Mamona fez um nulo, mas voltou a voar no ensaio seguinte, subindo para os 14,32m e ameaçando mais de perto Kristin Gierisch, que foi coleccionando saltos irregulares uns atrás dos outros. A tendência de uma actuação em crescendo foi quebrada na última tentativa, com 14,01m, mas por essa altura a medalha de prata já estava assegurada, confirmando-se que falharia o ouro por cinco centímetros.