Depois de muitos jogos a vencer, muitos golos marcados e poucos sofridos, os Juniores do Sporting Clube de Portugal foram finalmente travados, pelo Benfica, numa tarde de pouca inspiração e muita luta.

O empate de 2-2 entre os eternos rivais acaba por ser um mal menor, pois o Sporting esteve mesmo a perder o encontro, e permite-nos continua no primeiro posto, ainda que em igualdade de pontos com os sub-19 do Belenenses. De lamentar, sem dúvida, o desperdíçio da nossa frente de ataque, que poderia ter construído um resultado muito confortável, mas que falhou na hora da verdade.

Os 10 golos marcados até aqui seguram o primeiro lugar mas é tempo de sacudir este empate do corpo e continuar a vencer jogos da forma autoritária com que o fizemos até aqui. O Belém ainda não sofreu qualquer golo mas, pelo que vimos na fase anterior, é uma equipa capaz do melhor e do pior, que terá algumas dificuldades em ficar tão colado até final. Ainda assim, um adversário surpreendente que tem feito tudo de forma genial. Logo atrás está o Guimarães, com 8 pontos, e todos os restantes clubes já estão a 6 ou 7 pontos da nossa equipa. Posto isto, continuamos numa poisção favorável e apenas muita incompetência própria pode ditar um desfecho que não seja levantar o caneco em Maio.

O destaque vai, de novo, para o turco Demiral que voltou a impressionar com a sua frieza defensiva e ainda contibuiu com o golo do empate. A entrar muito bem neste Sporting e a provar ser uma acertada aquisição. Também Bruno Paz merece uma palavra, pelo espírito de liderança e maturidade apresentada, algo que se nota quando estamos perante uma equipa tão jovem.

392890_galeria_benfica_x_sporting_juniores_a_2_fase_apuramento_campeao_2016_17_campeonato_nbsp_jornada_4.jpg

No outro jogo da semana (os Juvenis só regressam no dia 19 de Março), os Iniciados venceram o Sacavenense por 4-0, com dois golos de Francisco Conceição (que mini-craque que ali está), um de Umaro Baldé e outro de Rodrigo Costa (ponta-de-lança que leva já 5 golos em 6 jogos esta temporada). Os meninos continuam no primeiro lugar, com o Benfica a um ponto, faltando apenas duas partidas para o final desta fase e avançarmos para o apuramento de campeão. Objectivo imediato passará por manter esse primeiro lugar, embora a próxima fase esteja já garantida.

Frente ao Vitória de Guimarães, em pleno relvado de Alvalade, os campeões nacionais 2015/16 nos escalões sub-13, sub-14 A e sub-17 foram homenageados pelo Presidente Bruno de Carvalho, entregando a Taça para que seja exposta no museu. Um merecido prémio, que mostra à nação leonina que continuamos a vencer nos escalões jovens e a apresentar equipas competitivas cada vez com mais qualidade.

De destacar também, embora não seja equipa integrante do futebol formação, a recuperação da equipa B, que apenas tem de continuar a amealhar pontos para se livrar da descida de divisão. Matheus Pereira e Pedro Delgado têm sido dois dos bons motivos para assistir a jogos com tão pouca qualidade, em terrenos tão mal tratados.

Por fim, Carlos Mané e Iuri Medeiros, pela segunda vez nas últimas semanas, são dados como certos no plantel da próxima temporada. E só um louco não ficará satisfeito com a possibilidade de contar com Gelson, Podence, Matheus, Iuri, Mané e Chico na frente de ataque em 2017/18, secundados pelas certezas Alan e Bas Dost e a devida contratação que tanto precisamos. Não custa sonhar, pois não?

*às terças, a Maria Ribeiro revela os seus apontamentos sobre as novas gerações que evoluem na melhor Academia do mundo (à excepção do Dubai)