hugocanelaHugo Canela sorria abertamente e era um treinador orgulhoso da performance dos seus atletas. Vitória rumo às meias-finais da Taça de Portugal de andebol e superioridade a toda a linha. Os 35-28 foram esclarecedores, mas, para o agora técnico principal, a satisfação maior residia na qualidade de jogo da formação do leão rampante: “Estou muito mais satisfeito com a melhoria dos processos do que com o resultado. Cumprimos o nosso dever, estamos na final-four da Taça de Portugal e evoluímos na nossa forma de jogar. Suada sim, como qualquer partida, mas muito saborosa“.

O timoneiro do andebol leonino explicou à comunicação social o objectivo da segunda fase da época, confiando na elevação do moral Sportinguista pelos bons momentos desportivos actuais: Assumimos o compromisso de tentar não ser derrotado em nenhum jogo. No dia em que estes jogadores se aperceberem da qualidade que têm, ninguém nos pára. Este sentir, esta agressividade no ataque e esta atmosfera defensiva quero que sejam replicadas em mais momentos. Todos os dias há-que ter esta intensidade”. (curiosamente, o jogador Cláudio Pedroso afirmaria «A jogar assim, não perdemos mais nenhum jogo!»)

Sobre a eliminação de um dos favoritos e o actual detentor da Taça de Portugal, Hugo Canela mostrou-se pragmático: “Temos sempre adversários directos no caminho. Não queremos perder nenhum jogo e vamos trabalhar muito para esse objectivo. Sempre degrau a degrau para chegarmos ao topo das escadas”.

paulofreitasCom um semblante completamente diferente estava Paulo Freitas. O treinador principal da equipa A de hóquei em patins do Sporting CP admitiu a superioridade do FC Porto, assumindo a responsabilidade da derrota nos 16 avos-de-final sem aceitar a justificação dos poucos dias de trabalho com o plantel verde e branco: “Se perdemos, significa claramente que temos de melhorar. Não me vou escudar no facto de ter chegado há pouco tempo. Há erros próprios, a corrigir no futuro“, esclareceu o ex-treinador do Óquei de Barcelos, contratado na última terça-feira.

Na curta declaração à TVI 24 no pós-jogo, Paulo Freitas deixou no ar algumas críticas às decisões de arbitragem, colocando o mote para o que se segue no Campeonato Nacional, a única competição em que os leões estão agora inseridos: “Houve algumas coisas que não compreendemos e não gostámos. O Sporting CP tem de ser mais respeitado. Mas repito, ficámos fora de jogo porque cometemos erros. Temos uma equipa com qualidade e estamos focados em melhorar“.