lagartixa1Adélio, um benfiquista “fanático” de 18 anos, foi a Alcochete para pôr a equipa leonina a dar os parabéns à namorada. Sem dinheiro para regressar a casa, apanhou boleia de Jorge Jesus

O que leva um benfiquista para a porta do centro de treino do “maior rival”, a Academia do Sporting em Alcochete, preparado para caminhar durante três horas, e que acaba a apanhar boleia de Jorge Jesus? “O amor”, explica Adélio Martins, de 18 anos.

Para o aniversário de Verónica Moreira, a namorada sportinguista, o “benfiquista ferrenho” de Odivelas quis surpreendê-la com um vídeo com os jogadores leoninos. E conseguiu.

O plano era tão ousado quanto simples: partir da Gare do Oriente num autocarro em direcção ao centro comercial Freeport, em Alcochete, e daí caminhar cerca de três horas até à Academia. No entanto, um contratempo fez com que perdesse o autocarro no horário escolhido, o que impediria que conseguisse ir a pé e chegar a tempo da saída dos jogadores do Sporting no final do treino.

Depois de apanhar o autocarro seguinte, Adélio chegou ao Freeport de Alcochete com o amigo que o acompanhou mas teve de esvaziar a carteira para apanhar um táxi para a Academia. “Não tinha alternativa”, conta em conversa com o PÚBLICO. “Se não fosse de táxi não ia chegar a tempo de encontrar os jogadores. Por isso gastei todo o dinheiro que tinha e fiquei sem dinheiro para voltar”, continua.

Ao meio-dia já estava à porta do centro de Alcochete, mas teve de esperar até às 15h – com o estômago tão vazio como a carteira – para que os primeiros carros dos futebolistas começassem a sair. Um a um, foi pedindo aos jogadores do Sporting que participassem na surpresa para a namorada. O “alvo” principal era o capitão leonino, Adrien Silva, o futebolista favorito de Verónica.

O número de jogadores que aceitou participar na surpresa surpreendeu Adélio, confessa o benfiquista. Jefferson, Bruno César, William Carvalho, Beto, Coates, Alan Ruiz, Schelotto e Rui Patrício foram alguns dos leões que aceitaram desejar um feliz aniversário à adepta sportinguista.

O gesto de Adélio acabaria por surpreender Verónica, que garante que o namorado “é completamente fanático pelo Benfica”. O esforço que implicou a aventura e o resultado final valeram a pena. “Foi a melhor prenda de sempre”, conta, ainda incrédula com a surpresa de sexta-feira. “Não estava à espera que conseguisse falar com o Adrien, porque me tinha dito que não estava no treino e essa foi a minha parte favorita”, diz.

Já para Adélio, o momento mais surpreendente chegaria já depois de falar com todos os jogadores. À saída, o treinador do Sporting, Jorge Jesus, quis saber o que tinha mantido o jovem de 18 anos e o amigo à porta do centro leonino durante todas aquelas horas. E quando percebeu estes não sabiam como iriam regressar a casa, o técnico acabou por lhes oferecer boleia para Lisboa.

A simpatia de Jesus surpreendeu Adélio, que ganhou “um maior respeito por toda a equipa dos leões”, apesar de continuarem a ser “os maiores rivais” das águias. No regresso a casa, com paragem no Estádio de Alvalade, a conversa foi também conduzida pelo técnico leonino, a quem Adélio confessou ser benfiquista. Mas dentro do carro, e talvez para evitar controvérsias, pouco futebol se discutiu.

O vídeo da surpresa foi publicado no dia 18 na conta do Twitter de Verónica e pelas 15h desta segunda-feira já somava mais de 1500 partilhas.

Texto publicado no jornal Público