image1O episódio que seguidamente descrevo não tem nada de extraordinário. Não é nada excepcional na vida de um clube que tem a grandeza e a universalidade inscritas no seu ADN e avalizadas pela sua história.

É absolutamente normal que nos tradicionais torneios de futebol de ex-alunos dos colégios privados de Asunción, na fronteira do agreste Chaco paraguaio, cada equipa escolha um gigante do futebol europeu para representar – ou por vezes do Brasil ou México pela exposição mediática do seu futebol no Paraguai – e leve essa representação a sério, com equipamentos, emblemas e cânticos a condizer. Assim sendo, não espanta ninguém que se escolham o Real, o Barça, o Bayern, o United ou o Milan e menos ainda deverá espantar que a classe de 99 do colégio San Miguel tenha escolhido por maioria e aclamação o Sporting Clube de Portugal, gigante entre os gigantes.

E assim se juntam onze guaranis e respectivas barrigas de cerveja – com um muito apropriado sponsor – bem apertadas sob o rampante na mítica Stromp, para defrontar os Chelseas e os Inters deste lado do equador. Nunca puseram pé em Portugal, nunca tiveram contacto directo com o Sporting Clube de Portugal, salvo um ou outro jogo que apanham na televisão de entre os sete/oito que passam por temporada na América hispânica. Porquê então? Para uns porque o Sporting joga bonito, para outros porque é a cantera de Cristiano e de Figo, para outros ainda simplesmente porque o equipamento é lindo.

Repito-me: o episódio que acabo de descrever não tem nada de extraordinário. O Sporting Clube de Portugal é este e mais um número infinito de episódios semelhantes espalhados pelos quatro cantos do mundo e que ao longo da minha vida tive a sorte de testemunhar. Isto não nos deve suscitar pasmos de assombro mas sim um sorriso de reconhecimento e empatia.

TEXTO ESCRITO POR Rui
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]