JJ garante lugar a Leonardo Ruiz”; “Ruiz terá cláusula de 60 milhões de euros”; “Leonardo Ruiz terá oportunidade de lutar entre a elite leonina”; “Surpresa na pré-época”. Estes são alguns dos títulos desportivos desde que o Sporting iniciou o processo de aquisição definitiva de Leonardo Ruiz, avançado que pertence ainda aos quadros do Atlético Nacional.

O jovem de 20 anos chegou a Portugal há duas temporadas para representar o FC Porto, que não o conseguir garantir o Verão passado junto ao clube detentor do seu passe. Algo estranho tendo em conta os 38 golos que deixou no Dragão, entre juniores e equipa B. O Sporting antecipou-se e conseguiu o seu empréstimo, com uma cláusula de compra estipulada nos 500 mil euros.

A expectativa de o ver este ano era imensa, confesso, por ter mostrado um potencial incrível ao serviço dos nortenhos, por ser um jogador tremendamente eficaz e com um custo reduzido, num mundo onde os golos são cada vez mais caros. E se assumo que esperava mais nesta fase da sua formação em termos de números, a verdade é que foi integrado numa equipa que luta para não descer, que passou 13 partidas sem vencer (e ele sem marcar) e que se viu este ano envolvida em muito mais problemas do que o que é natural.

Leonardo, ainda assim, tem sido peça importante na recuperação do Sporting B, oferecendo e marcando golos e sendo um dos que tem aproveitado esta fase para despertar a atenção da equipa principal.

Sobre o Sporting, em entrevista, Ruiz diz apenas coisas boas, como seria de esperar, mas denota também a humildade e ambição de quem quer vencer de leão ao peito.

A Academia de Alcochete é apontada como um exemplo a nível mundial. O Leonardo vive a Academia por dentro, comprova que está a esse nível?
Têm uma excelente academia, eu gostava de ter vindo para aqui desde pequenino. Formou grandes jogadores e tem umas condições invejáveis, tenho de dizer que estou mesmo impressionado com a Academia de Alcochete. Aqui respira-se e vive-se futebol… é mesmo futebol por todo o lado [risos].

Que jogadores mais o impressionaram na equipa B do Sporting?
Gosto muito do Ivanildo Fernandes, acho que é um excelente defesa-central, e do Edu Pinheiro, que para mim é um grande jogador. Mas tenho um grande apreço por todo o plantel do Sporting B, é uma equipa muito trabalhadora e tenta dar o seu máximo em todos os jogos.

Está aqui emprestado pelo Atlético Nacional, o objetivo é continuar na próxima temporada?
Para mim era importante continuar neste clube, é aqui que quero construir o meu caminho como futebolista e espero, acima de tudo, que seja o começo de algo muito bom.

Tem sido apontado como um dos jogadores que poderá fazer a pré-época com a equipa principal. Sente-se preparado para esse desafio?
Claro que sim. Se o mister Jorge Jesus me chamar para a pré-época, vou para lá com a maior felicidade, com muita personalidade, mas com os pés assentes na terra para este novo desafio.

Com que jogador mais se identifica?
Identifico-me com o Bas Dost, familiarizo-e com as suas movimentações em campo, principalmente quando recebe a bola e, na área, mostra um grande poder de finalização.

E acha que pode chegar a esse nível?
Acho que posso, sim senhor.

E, na realidade, Leonardo Ruiz não está longe da verdade. Com um bom posicionamento e capacidade finalizadora, é um ponta de lança verdadeiro e um homem de área, bem como uma absoluta referência ofensiva. Rápido a pensar e a executar, bom entre os centrais, mas a precisar de explorar melhor o espaço e acrescentar mais opções ao seu jogo.

Neste momento, habita aquela linha ténue que separa um “este gajo foi um achado” de um Diego Rubio. Mas não tenho qualquer dúvida em dizer que é o mais preparado avançado da nossa equipa B e juniores para dar o salto até à equipa principal, numa altura que se prepara para fazer apenas 21 anos e terminar a sua formação como futebolista.

Este Verão o Sporting prepara-se para atacar o mercado e precisa de dois avançados para compor o seu plantel. Jorge Jesus terá na ideia a subida de Leonardo, ou pelo menos perceber o que vale junto aos graúdos na pré-temporada. Terá Ruiz o que é necessário para ser uma das alternativas a Bas Dost?

*às quintas, a Maria Ribeiro mostra que há petiscos que ficam mais apurados quando preparados por uma Leoa