Vamos começar o texto pela parte mais desagradável e ir assim, gradualmente, acalmando a nossa cólera? Vamos a isso!

Os Juvenis eram a melhor equipa, os juvenis aproveitaram o escorregão do Benfica da passada semana, os juvenis marcam muitos golos e sofrem muito poucos e, no final, os juvenis perderam no Seixal e passaram à fase seguinte no segundo posto, quando apenas precisavam de um empate. Há algumas semanas que o vimos a dizer e confirmámos nesta recta final de segunda fase do nacional. A equipa parece ter perdido alguma concentração, algum poder de finalização. As goleadas foram acalmando, alguns empates desnecessários (que fazem parte do futebol) e o Benfica tão perto acabaram por determinar que fôssemos segundos numa classificação em que estivemos em primeiro desde o primeiro dia. Que se aproveite este “deslize” sem consequências imediatas para crescer e fazer aumentar os níveis de concentração para arrancar para um desejado título.

Terminada esta fase, vamos as destaques da equipa, até ao momento. Filipe Semedo (guarda-redes), João Goulart (defesa central), Gonçalo Costa (lateral esquerdo), Rodrigo Vaza (médio centro/defesa), Bernardo Sousa (médio ofensivo), Bavikson (médio defensivo), Diogo Brás (extremo/avançado). Num outro plano, Miguel Velosa (extremo), Babacar Fati (médio ofensivo) e Edmilson (médio centro/ofensivo), têm sido peça importante e registado um crescimento assinalável, no caso de Babacar a evolução é notável desde o princípio da temporada.

Agora, rumo ao título! Benfica, FC Porto e Braga são os nossos adversários pelo o segundo ano consecutivo. Poucos jogos, muita concentração, muita raça e altura de provar em campo a qualidade que temos.

Os Iniciados começaram esta semana o apuramento de campeão, frente à Académica, e venceram 3-1 num jogo em que já se sentiu o aumento gradual de qualidade dos nossos adversários. O guarda-redes da Académica fez uma grande partida, deixou a sua equipa no jogo em várias ocasiões e os colegas responderam com um 2-1 que fez abanar uma vitória que pareceu certa desde o primeiro momento. Mas o Rodrigo Costa não estava para brincadeiras e, depois de entrar, decidiu resolver o jogo de uma vez por todas com este golaço:

Os meninos continuam a jogar bem, o Francisco Conceição e o Joelson encantam com uma qualidade técnica incrível, o Umaro Baldé foi o melhor médio da equipa e Eduardo Quaresma continua a parecer-me um grande central em crescimento, principalmente ao pé de Rodrigo Rego. E, claro, o matador Rodrigo Costa que continua a facturar de todas as formas e feitios.

Por fim, os juniores venceram o FC Porto naquela que se espera que seja a viragem no campeonato depois de duas jornadas sem vencer. A derrota do Belém frente ao SLB coloca-nos apenas a um ponto do primeiro posto (Vitória de Guimarães), equipa que já só defrontaremos na segunda volta. Vencer, jogo a jogo, para no final fazer contas, na certeza que os nossos principais rivais já estão longe e apenas depende de nós o regresso aos títulos em sub-19.

O golo da vitória chegou assim e foi com muito sofrimento que conseguimos os importantes 3 pontos, depois do Porto se ver reduzido a 10 unidades e tentar apenas defender o empate. Diogo Costa, grande guarda-redes, ainda empurrou o Sporting, mas foi Leão (como não podia deixar de ser) a carimbar a vitória dos miúdos. Este fim-de-semana jogo frente à excelente equipa do Belenenses, no Restelo, e mais um para ganhar e descolar definitivamente da pista da cruz de cristo.

Como brinde final, aqui está o nosso guarda-redes Max a cantar “O Mundo Sabe Que”, enquanto o matador Pedro Marques o filma. As redes sociais do Sporting desafiaram os dois para um dueto, em Alvalade. Vejamos se teremos estes craques a animar a Curva muito em breve (clica)

 

*às terças, a Maria Ribeiro revela os seus apontamentos sobre as novas gerações que evoluem na melhor Academia do mundo (à excepção do Dubai)