viscondeCelebram-se esta quinta-feira 180 anos desde o nascimento do Visconde de Alvalade, o homem que a pedido do neto financiou a origem e disponibilizou terrenos para a construção das primeiras instalações desportivas do Clube leonino

Os ânimos exaltaram-se e a discussão subiu de tom. “Vou ter com o meu avôzinho e ele me dará dinheiro para fazer outro clube!”, terá dito a outros membros José Alfredo Holtreman Roquette, segundo reza a lenda, desagradado com o rumo que seguia o Campo Grande Football Club. E assim foi. Alfredo Augusto das Neves Holtreman, um dos mais prestigiados advogados da capital portuguesa, que o Rei D. Carlos agraciou com o título de Visconde de Alvalade (1898), não só deu ao neto duzentos mil reis (uma fortuna na altura!), como ainda lhe disponibilizou parte dos seus terrenos da Quinta das Mouras (que abarcava as actuais zonas do Lumiar, Campo Grande e Alvalade) para a construção das instalações desportivas.

O monarca, dono de uma vasta fortuna, acabou por dar forma ao sonho de um jovem de 21 anos, hoje conhecido como José Alvalade – deu o nome ao estádio –, considerado de forma unânime como o grande impulsionador do Sporting Clube de Portugal. Já o “avôzinho”, foi eleito o primeiro Presidente de um Clube que se tornou grande, “tão grande como os maiores da Europa” – cessou funções a 4 de Janeiro de 1910, passando a presidir à Assembleia Geral até 28 de Julho de 1917. Um ano depois (1907), redigiu os primeiros estatutos dos leões, sendo declarado Sócio Benemérito do Clube em 1910 e Sócio de Honra dois anos depois (1912).

“É um grande orgulho para mim, o meu trisavô ter ajudado a construir o Clube do meu coração. Deixa-me mesmo muito contente terem sido os meus antepassados a darem-lhe forma. Apesar de ser um grande adepto de ténis, sigo com atenção a equipa de futebol, como a maior parte dos Sportinguistas”, começa por dizer ao Jornal Sporting António Ricciardi, assinalando esta quinta-feira, em que se assinalam 180 anos desde o nascimento do Visconde de Alvalade (6 de Abril de 1837), como “um dia especial”

“Dá-me um grande gosto, especialmente aos meus filhos mais pequeninos, que até já são Sócios – um deles até joga nas escolinhas do Sporting, em Carcavelos. Ficam orgulhosos quando me ouvem falar do tetravô e por vezes até questionam se estou a falar a verdade: “A sério? Foi o avô Visconde? [risos]”, acrescentou, garantindo prontamente: “Somos todos ferrenhos”. Uma paixão que faz questão de passar também, um dia, aos netos.

Jaime Marta Soares, Presidente da Mesa da Assembleia-Geral do Clube, também não passou ao lado da comemoração, recordando “um grande homem”, a quem os Sportinguistas devem “respeito e admiração”. “É uma data muito importante para a história do Sporting Clube de Portugal, gravada a letras de ouro, já que foi através do Visconde de Alvalade, grande figura à época, que se deu origem a um dos maiores e melhores clubes de Portugal e do Mundo. Um grande homem, digno de todo o nosso profundo respeito e admiração. Congratulo os seus descendentes pela honra que todos temos no trabalho deste grande Sportinguista”, frisou.

É caso para dizer: orgulho no passado e coragem no presente. O futuro? Sporting sempre!