Foram aprovadas esta semana várias alterações no que diz respeito ao futsal, pela Comissão Executiva da UEFA, onde se destaca o fato das 3 associações no topo do ranking (Rússia, Espanha e Portugal neste momento) poderem contar com dois representantes na atualmente denominada UEFA Futsal CUP, ao invés do formato atual onde participa apenas o campeão nacional.
Logo o jornalixo português, nomeadamente o rascord, veio dar a notícia da forma mais parcial e descabida. Pode ler-se entre o texto escrito: “concedendo a possibilidade a Sporting e Benfica de marcarem presença”, assumindo-se portanto que para o ano nem vale a pena disputar o campeonato nacional, pois segundo estes senhores a classificação já está cabalmente definida. Seria de bom tom, e ainda que conheçamos o histórico desta modalidade, não fazer este tipo de declarações porque existem mais clubes a disputar o campeonato nacional e que merecem todo o respeito. Talvez, e já vi a coisa mais longe de acontecer, um certo ano o seu clube de coração seja ultrapassado por outra equipa e tenham de engolir em seco a presunção que tão bem os caracteriza.

Ainda sobre as alterações, destaque ainda para a denominação da UEFA Futsal Cup que passará já na próxima edição a chamar-se UEFA Futsal Champions League, para o arranque do Europeu de Futsal Feminino em 2019, e para a alteração do formato no campeonato da Europa Masculino, que passará a ser jogado de 4 em 4 anos.

Com os seniores sem competir devido aos compromissos da seleção nacional, as atenções viraram-se para os dois derbys dos juniores e juvenis diante do benfica. Os juniores voltaram a desiludir e perderam por 5-3. Depois do inesperado empate diante do último classificado, o Boavista, os leões precisavam de vencer para apenas dependerem de si para revalidar o título nacional. Neste momento, e a quatro jornadas do fim, fica mais complicado a conquista do campeonato. A receção ao Belenenses à penúltima jornada e o embate entre Belenenses e benfica na última jornada do campeonato serão provavelmente os jogos que irão decidir o campeão, mas para isso, é preciso que o Sporting não volte a perder mais pontos até lá, como o fez na jornada passada.

juvenis futsalJá os juvenis mostraram mais uma vez que são superiores à concorrência e o porquê de a 5 jornadas do final do campeonato levarem 11 pontos de vantagem sobre o segundo classificado. O resultado do derby acabou com uns expressivos 8-4 a favor dos verdes e brancos. No melhor período do benfica, que coincidiu com alguma displicência dos jovens leões, o marcador mostrava um empate a 4 bolas, mas o Sporting rapidamente voltou a carregar e a marcar mais 4 golos com alguma facilidade. Foi um excelente jogo, surpreendentemente agradável de seguir, num embate deste escalão, onde já se conseguem ver excelentes pormenores individuais e coletivos. Da parte do Sporting, e apesar da boa réplica dada por toda a equipa, os destaques vão para Tomas Paço pelo excelente jogo e pelo poker marcado no encontro, e para o pivot Zicky, um jogador a seguir com toda a atenção nos próximos anos.

A equipa de seniores femininos conseguiu mais uma importante vitória frente às atuais campeãs nacionais do Futebol Clube Vermoim, desta feita em jogo a contar para a 4ª jornada do campeonato nacional de futsal (2ª fase – apuramento campeão). O jogo acabou com o resultado de 2-4 e os golos leoninos foram marcados por Maria Martins, Cátia Morgado, Maria Rodrigues (na própria baliza) e Sofia Carvalhinhos. As leoas seguem em excelente ritmo nesta fase do campeonato, com 4 vitórias em 4 jogos!

 

 

*às segundas, o Wolfish mostra os caninos para roubar o quadro táctico ao Nuno Dias e contar-nos tudo o que vai fazendo a nossa equipa de futsal