Três engenhos explosivos rebentaram junto do autocarro do Borussia Dortmund, quando a equipa alemã se preparava para deixar o hotel e rumar ao estádio, onde esta noite deveria defrontar o Mónaco na primeira mão dos quartos-de-final da Liga dos Campeões. O encontro foi oficialmente adiado para quarta-feira às 17h45. “Estamos em estreita coordenação com a Polícia, os Bombeiros e a UEFA”, sublinhou o clube.

“A equipa está em choque mas têm de preparar o jogo para amanhã, tão profissionalmente quanto possível, mesmo que não seja fácil”, sublinhou o presidente do Borussia Dortmund, Hans-Joachim Watzke, elogiando a calma das pessoas que estavam no interior do estádio. Questionado se a equipa terá condições para jogar amanhã, o dirigente mostrou-se resignado: “O que podemos fazer? Temos de tentar, não há alternativa, porque a janela é apertada entre os quartos-de-final e as meias-finais”.

“Para os nossos adeptos também foi difícil estarem tantas horas no estádio e terem de voltar amanhã, mas espero que eles também tenham compreensão”, acrescentou Hans-Joachim Watzke.

A explosão provocou ferimentos no defesa espanhol Marc Bartra, confirmou o Borussia Dortmund. “Está actualmente no hospital”, explicou o emblema alemão. “Fontes próximas do jogador explicam que está em estado de choque pela explosão, mas fisicamente está bem ainda que tenha ferimentos leves no braço. A sua mulher, Melissa Jiménez, está junto dele e tranquilizou toda a família”, escreveu o diário desportivo espanhol Sport. “Não há perigo no estádio ou em redor”, informou o clube através da rede social Twitter, remetendo mais informações para a Polícia. “Não há qualquer indicação que exista perigo para quem se encontra do estádio”, reforçou a Polícia.

Um comunicado da Polícia de Dortmund informava que as explosões aconteceram no cruzamento das ruas Wittbräucker e Schirrmannweg. “De acordo com a informação actual, as rodas do autocarro (no todo ou em parte) estouraram e uma pessoa ficou ferida. Ainda não é certo o que provocou exactamente a explosão ou onde esta ocorreu”, pode ler-se. “Temos um forte dispositivo em redor do estádio”, informou ainda a Polícia através da rede social Twitter.