Já vi dizer-se muito sobre a “cartilha”, o briefing que é entregue por Carlos Janela, um dos assessores de comunicação do benfica, aos comentadores e outros líderes de opinião afetos ao clube. Já vi dizer-se, por exemplo, que o clube envia a informação aos comentadores, mas que não lhes paga; que os comentadores nem a lêem, ou até que todos os clubes fazem o mesmo.

Concedo e concordo que qualquer clube que tenha líderes de opinião a defendê-lo em praça pública deva ‘briefá-los’ para alguns temas importantes. Por exemplo: parece-me normal e óbvio que o Sporting peça aos seus comentadores para focarem o tema da implementação de novas tecnologias no futebol, pois é um assunto que o clube defende fortemente. A isto chama-se Relações Públicas.

Totalmente diferente é um clube ter um grupo de pessoas a falar pela Direção, com guiões pormenorizadamente escritos, e que estes o façam como se estivessem somente a dar a sua opinião. São dezenas de comentadores, figuras públicas e jornalistas que todos os dias alcançam milhares de portugueses através da RTP Informação, SIC Notícias, TVI 24, CM TV, A Bola TV, jornal A Bola, jornal Record, etc, e que ofendem, mentem, insultam, criticam e difamam outros clubes, dirigentes, jogadores e presidentes A PEDIDO DA DIREÇÃO do benfica. Isto acontece há anos.

Aqui ou ali vou lendo pela comunicação social alguma percepção da gravidade disto. O que eu nunca li – e, creio, não chegarei a ler – foi uma notícia que faça uma pequena conexão de pontos: afinal, não era verdade quando se dizia que o Sporting falava e o benfica ficava calado.

Afinal, não era verdade quando se dizia que o Sporting passava a semana a falar do benfica e que este não respondia; afinal, não era verdade que só Bruno de Carvalho criava guerras no futebol português; afinal, não era verdade quando os nossos amigos, com quem discutimos futebol no dia-a-dia, nos diziam que “não se reviam” no Pedro Guerra ou no Rui Gomes da Silva e que eles eram “uns ******* que falam por si próprios”.
Afinal, não era verdade quando o presidente do benfica, Luís Filipe Vieira, se dirigiu a todos os benfiquistas, em pleno horário nobre de um canal aberto da televisão portuguesa, e pediu para “NÃO FALAR DOS OUTROS”:

Afinal, nos últimos anos, Luís Filipe Vieira tem insultado, criticado, mentido e atacado o Sporting TODOS OS DIAS, através de outras pessoas. Afinal, havia outra verdade. E essa verdade é a notícia que nunca nos irão escrever.

cartilha

TEXTO ESCRITO POR Diogo Bernardo
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]