Não é novidade que o Sporting deseja fazer regressar algumas modalidades que fizeram história no clube. Bruno de Carvalho, que tem no ‘vice’ Vicente Moura o seu grande aliado, fez disso bandeira das suas candidaturas e a construção do Pavilhão João Rocha traduz esse objetivo. Vem isto a propósito dizer que o voleibol pode ser a primeira modalidade extinta a voltar a jogar-se em Alvalade.

Ao que o nosso jornal (Record) apurou, a direção tudo está a fazer para que o regresso seja uma realidade já na próxima época, 2017/2018, ou seja, que em outubro os leões tenham uma equipa a disputar o Campeonato Nacional, juntando-se ao Benfica entre os principais emblemas do desporto nacional a ter voleibol no principal escalão.

Os regulamentos da Federação Portuguesa (FPV) permitem a entrada direta na 1ª Divisão, mas cumprimento certos requisitos. E o primeiro é que a candidatura dê entrada nos serviços federativos até ao dia 30 de junho. No máximo o campeonato será disputado por 14 equipas (atualmente são 12).

Outra das normas que o Sporting, ou qualquer outro clube candidato à entrada direta, tem de cumprir é a obrigatoriedade de apresentar “uma equipa na qual a soma da pontuação de 8 dos seus jogadores atinja no mínimo 100 pontos”. E este ranking é feito, entre outras exigências, de acordo com a presença dos jogadores nas seleções nacionais, ou que, na época anterior, tenham integrado equipas classificadas nos dois primeiros lugares do campeonato.

O voleibol foi extinto no Sporting em 1995, na presidência de José Roquette, depois de o último título de campeão nacional surgir em 1993/1994. Os primeiros anos da década de 90 foram um sucesso em Alvalade, com uma equipa treinada por António Rodrigues e que tinha no seu plantel Nilson Júnior, Carlos Natário, Miguel Maia, Wagner Silva, Luís Cláudio, Magrão, Filipe Vitó, Marcelo e Maurício Cavalcanti, Carlos Silveira e Miguel Soares.

O nome de Miguel Maia, que aos 46 anos está a disputar mais uma final do campeonato, tem sido frequentemente associado ao possível regresso dos leões.