Reconhecer a competência daqueles que diariamente representam o Sporting Clube Portugal pode ser uma discussão infindável de argumentos. Como tal, por vezes fica mais fácil argumentar com factos concretos, que não merecem qualquer tipo de discussão. Os dados que vos apresento são os seguintes: 26 jogos, dos quais 23 foram vitórias, 3 empates e consequentemente ZERO derrotas. Se quiserem podemos ainda acrescentar a estes dados o melhor ataque, com 144 golos marcados, e a melhor defesa, com 35 golos sofridos.

Estes números são sem dúvida sinónimo de competência, apenas ao alcance dos melhores, dos verdadeiros campeões, daqueles aos quais podemos agradavelmente agradecer tudo o que de bom têm feito para elevar o bom nome da grande instituição que tanto amamos. Para mim, toda a estrutura do futsal atual traduz na perfeição tudo aquilo que deve ser exigido a qualquer atleta, treinador, dirigente, ou outra qualquer pessoa que represente o Sporting Clube de Portugal: talento, exigência, profissionalismo, compromisso e cultura de vitória.

Ironia das ironias é que nada do que acabei de escrever acima garante que o Sporting será novamente o campeão nacional de futsal 2016/2017. Tudo será jogado nos playoffs, que o acrescenta em espetáculo, retira em meu ver em justiça e indo até contra o conceito de campeonato, que estaria associada em teoria a uma prova de regularidade onde ganharia aquele que conseguisse ser precisamente mais regular. Se assim fosse, estaríamos hoje aqui todos a festejar mais um título incontestável, mas assim não é, e como tal, poderemos ter assistido a um percurso imaculado na fase regular, que pode não resultar em glória.

Muitos vão ler até aqui e pensar… Lá está mais um Sportinguista já a preparar mais uma vitória moral. Nós queremos é títulos e não vitórias morais! Eu também quero títulos obviamente, mas por ser precisamente do Sporting há duas coisas a ressalvar quanto a isso:
– Que os mesmos sejam conquistados por mérito e não por favorecimentos. Uma das razões pelas quais muitos de nós nos honramos de ser sócios ou simpatizantes do Sporting Clube de Portugal é podermo-nos orgulhar de defender a verdade desportiva.
– Que ainda assim, e caso aconteça alguma coisa que nos impeça de chegar a qualquer objetivo que seja, é necessário saber avaliar, caso a caso, se ainda assim quem vestiu o leão rampante o fez com a dignidade que lhe era exigida. Se assim foi, e como forma de reconhecimento de que estamos sempre juntos, para lutar por um objetivo comum, a minha perspetiva é que devemos abraçar os nossos, para que unidos possamos no futuro continuar fortes e coesos.

O meu apelo é para que esta equipa, aconteça o que acontecer daqui para a frente, seja acarinhada da forma que realmente merece, pois têm dado a todos nós muitas alegrias. É apenas a minha perceção, que vale o que vale, mas parece-me que somos erradamente muito mais condescendentes com os resultados e desempenho da nossa equipa de futebol 11 em comparação com a nossa equipa de futsal. No entanto sinto o compromisso, o orgulho na camisola que representam, e a vontade de triunfar destes homens do futsal que muitas vezes não vejo em muitos jogadores às ordens de Jorge Jesus.

matosfestejo

*às segundas, o Wolfish mostra os caninos para roubar o quadro táctico ao Nuno Dias e contar-nos tudo o que vai fazendo a nossa equipa de futsal