Outra semana se passou para os escalões jovens da Academia de Alcochete, mais uma vez temos golos, destaques e esperança num futuro risonho. E entre um Mundial sub-20 que não conta com a maior promessa portuguesa na posição 9, entre os jogos sofridos e os simplificados, voltamos sempre a chegar à conclusão de que estamos perante três fantásticas gerações de talento, que esperamos que cumpram o seu desígnio: abastecer a equipa principal do Sporting Clube de Portugal.

Os Juniores deslocaram-se a Coimbra, para defrontar a Académica, num jogo que seria extremamente importante para nossas aspirações. Sabíamos que, de uma forma ou de outra, alguns dos principais perseguidores iam perder pontos. Sabíamos que apenas acumulando vitórias nos jogos ditos “mais fáceis” conseguíramos manter a preciosa vantagem na classificação e com o derby à porta perder pontos era simplesmente proibido.

Não foi tão fácil como o esperado e os rapazes tiveram de suar. O primeiro golo surge já depois do minuto 70 e o tento que nos faria descansar apenas aos 84’. Pedro Marques, que anda até mais apagado neste apuramento de campeão, fez questão de bisar a descansar as hostes leoninas. São 31 golos marcados este ano pelo jovem avançado de 19 anos, que tem tudo para continuar a subir degraus na sua afirmação. No mundo ideal, ao estilo Mbappé.  Douglas Aurélio estabeleceu o resultado final já em cima do minuto 90. 3-0 para os rapazes de verde e branco e a vantagem de 6 pontos continua intacta.

O Rio Ave venceu o Porto (estão já a 10 pontos) mas tanto o Belém como o Vitória ganharam os seus respectivos jogos e podem até beneficiar do facto de recebermos o Benfica na próxima jornada (dia 13 de Maio, pelas 16h00). Os miúdos estão a 6 pontos de vencer este campeonato, o ideal seria começar já frente ao velho rival.

Uma palavra para a Académica. Único clube, para além dos três grandes, presente em todas as fases finais dos principais escalões de formação. Uma grande conquista de um clube que, apesar na inesperada descida de divisão, manteve a aposta na sua formação e vai certamente colher os frutos deste trabalho. Não é fácil, devido aos cortes orçamentais sofridos, mas conseguiram esta proeza que para eles vale qualquer título.

No outro jogo da semana, os Iniciados também conhecidos como a equipa do futebol espectáculo, golearam o Paços de Ferreira por 5-0 e responderam da melhor forma ao desaire sofrido frente ao Benfica. A reacção foi a melhor possível, regressaram aos seus resultados expressivos, recuperaram os índices de confiança e agora é tempo de lutar e tentar roubar o primeiro lugar ao rival. Os golos, marcados por Gonçalo Batalha, Tiago Tomás (2x), Alexandre Lami e José Galante, não chegam para nos colocarmos onde queremos, mas até soar o apito final deste campeonato há que acreditar.

Depois de saírem da Capital do Móvel, os rapazes tiveram ainda tempo de parar em Alvalade para assistir ao jogo de futebol feminino. E que bom foi assistir aquela rapaziada a entoar os nossos cânticos, entre os adeptos e nada preocupados com o cansaço. Uma fantástica demonstração de compromisso com o clube, numa idade tão jovem.

No próximo jogo, deslocação a Coimbra (é de mim ou parece que só jogamos frente à Académica?) e mais uma final para vencer. O Benfica recebe o Paços e não deverá perder pontos, mas da nossa parte a receita é simples: vencer todos os jogos até ao final.  Já os Juvenis, jogarão em Alcochete no dia 14 de Maio pelas 11h00, frente… à Académica.

 

*às terças, a Maria Ribeiro revela os seus apontamentos sobre as novas gerações que evoluem na melhor Academia do mundo (à excepção do Dubai)