Vamos levando até quando for desejo do desejo
Vai dizendo hoje eu vejo que amanhã é a maior mentira

Foi um dia duro, duríssimo, para qualquer Sportinguista. Umas desilusões maiores, outras menores, fechando o sábado na esperança de ver a equipa de futebol deixar a juba em campo para redimir-se da vergonhosa prestação de há uma semana, quando, numa manhã de sol, decidiu abrir uma profunda ferida junto daqueles que a seguem por paixão.

E o que se viu foi mais do mesmo. Há Rui, há Coates, há Adrien, há Gelson, há Dost e começa a haver Podence porque o Alan está lesionado. E há uma equipa sem ideias novas, passível de ser manietada por qualquer adversário com um treinador minimamente inteligente. Não terá sido por acaso, aliás, que o melhor jogo dos últimos meses aconteceu quando Jorge Jesus se viu obrigado a colocar em campo as segundas, terceiras ou quartas escolhas, os putos, os tais que precisam de crescer, ganhar estofo e tantas outras teorias sem qualquer sustentação.

É verdade que o Sporting podia ter ganho, mas o que aconteceu, depois de uma época de recordes bonitos, foi mais um momento histórico pela negativa. Em vez de chegar à sétima vitória seguida fora de casa na mesma época, coisa que não acontece há 70 anos, ou seja, desde os Cinco Violinos treinados pelo inglês Robert Kelly, o Sporting ofereceu ao Feirense os seus primeiros dois golos marcados a um grande. E para quem acha que vínhamos fazendo uma belíssima segunda volta, só estragada pela vergonha frente ao Belém, é bom recordar que desde que Nuno Manta Santos substituiu José Mota como treinador do Feirense, este pequeno clube amealhou 35 pontos, apenas menos 5 do que o enorme equívoco que é o actual Sporting de Jorge Jesus.

E quando procuras algo a que te agarrar e que te alimente a crença de que tudo vai melhorar na próxima época, és brindado com mais uma conferência de imprensa digna de um autista e uma espécie de desculpas antecipadas para o caso de algo continuar a correr mal daqui por três meses: «o Sporting tem de ter muito cuidado. O Sporting vai ter uma eliminatória de Champions, com o campeonato a começar, a meio de duas jornadas. Mas o campeonato não é o único problema, há jogadores que vão para a Taça das Confederações, outros para o Europeu de Sub-21, vamos começar a pré-época com dez ou onze jogadores»

Se calhar é melhor ir buscar mais duas mãos cheias de craques, desta vez trocando baladas por chá chá chá. Afinal, e como diz a música dos Pluto, é só mais um começo com os teus dentes no chão…