A semana tinha tudo para ser perfeita nos escalões de formação do Sporting mas havia algo que ao longo dos dias me dizia que os nossos fantásticos sub-19 não conseguiriam, ainda, carimbar aquele que é o título mais esperado. No meu texto passado reforcei a ideia de que, o mais importante seria não perder, porque quem assiste à excelente campanha do Vitória neste apuramento de campeão sabe que tudo fariam para agarrar a mais pequena esperança de ainda poder lutar pelo campeonato.

Assim foi, e com muito azar à mistura, bolas a centímetros, bolas na trave, defesas impossíveis ou defesas no caminho. Os rapazes fizeram o que lhes competia, dominaram o jogo por completo e não permitiram que o adversário pudesse relaxar, mas este Vitória tem a mentalidade de grande e aguentou a pressão até ao apito final. Felizmente, o 0-0 deixa-nos exactamente onde estávamos, porque o Belém voltou a perder, desta vez frente à Académica, e a nossa vantagem de seis pontos está bem conservada. Estamos a um simples empate de nos sagrarmos campeões nacionais.

Esta semana jogo no Olival, frente a um Porto ferido que esteve bem aquém das expectativas e que tem como única motivação dificultar o título leonino. Muita atenção à qualidade do adversário, se formos com humildade e determinação temos tudo para celebrar o título em casa do rival. Caso contrário, adiaremos tudo para a última jornada, frente ao Belém.

Posto isto, a maior alegria da semana chegou pelos pés dos Juvenis. Os meninos estavam em segundo lugar, apenas somavam um empate no campeonato e sabiam que vencer no Seixal os catapultava para um justo primeiro posto. Diogo Brás bisou, beijou o símbolo, mandou calar o mais tecnológio e avançado centro de estágios do mundo e mantém vivo o sonho de sermos bicampeões no escalão (espreita aqui)

O campeonato está longe de terminado e o objectivo continua a ser o mesmo: vencer todos os jogos até final, sem deslizes, para que na última jornada possamos fazer a festa. Estamos a cinco vitórias do título e começamos esse caminho já esta semana, frente ao SC Braga, às 18h00 de dia 26 de Maio.

Os Iniciados continuam a sua luta titânica e, à medida que o fim do campeonato se aproxima, cada vez mais parece estar tudo reservado para a Jornada 9 (penúltima) quando nos deslocamos ao Seixal. A vitória inquestionável frente ao FC Porto, por 3-0, deixou tudo na mesma mas seria demasiado injusto que a nossa equipa que pratica o melhor futebol fosse a única a ficar arredada da possibilidade de vencer.

O Sporting passou a maior parte do tempo no ataque, ainda teve um valente susto depois do FC Porto marcar um golo invalidado, mas pouco tempo depois o jogo foi desbloqueado por Rodrigo Costa. Um excelente cruzamento de Galante, um movimento à 9 puro de Rodrigo e toda a Academia respirava de alívio. Depois disso, Daniel Rodrigues marca o golaço da semana e acaba com qualquer dúvida sobre quem seria o vencedor do encontro. Uma obra prima, começada por uma belíssima recuperação de Umaro, que podem ver aqui:

Rodrigo Rego fecharia as contas a poucos minutos do final, com um toque sublime.
A partir de agora as contas são simples, vencer todos os jogos que temos, pelo meio acender uma velinha para que o Porto tente roubar pontos ao Benfica e, caso isso não aconteça, ir ao Seixal ganhar por uma diferença de dois golos. Impossível? Diria que não, já o fizemos esta temporada e podemos repetir a proeza. O nosso adversário cresceu muito nesta fase final da temporada, é certo, mas a motivação de acabar com a festa em território inimigo deve ser mais que suficiente para dar esperança a esta juventude.

Aconteça o que acontecer, #NãoHáDesculpas para não se lutar até final pelos objectivos a que nos propomos. O sonho de vencer todos os principais escalões no mesmo ano pode estar mais longe mas ainda está bem vivo.

O Sporting tem de compreender que está perante uma das mais talentosas fornadas alguma vez criadas dentro de portas, com qualidade em todos os escalões e com uma equipa B prestes a ser preenchida por mais jogadores da formação. Não tem qualquer desculpa para não ver em Alcochete a sua verdadeira bóia de salvação, capaz de alimentar a sua equipa principal com qualidade, continuamente e sem custos associados.

Em breve veremos mais contratações recorde associadas à melhor escola do país, porque esse tem de ser o caminho sustentado para que sejamos mais competitivos e mais estáveis financeiramente. Sabendo sempre que por casa venda de um filho da casa, outro terá de tomar o seu lugar.

*às terças, a Maria Ribeiro revela os seus apontamentos sobre as novas gerações que evoluem na melhor Academia do mundo (à excepção do Dubai)