Vem o prato desta semana totalmente fora da ementa semanal, eu sei. Mas tem que ser cozinhado mesmo assim, e consumido quente, para que nos consiga confortar o estômago e a Alma. Vamos então a isso.

Do sentimento Amor, outros mais autorizados e doutorados que eu falaram. Tenho para mim, que sendo diversos os sentimentos, o Amor está em todos eles. O Amor como desejo, sensual ou não, pois pode ser uma sensação gustativa, sensorial, olfativa até. O cheiro dos iogurtes feitos em casa, de há 30, 40 anos atrás… Quem ao não sentir esse cheiro não é imediatamente transportado pela sua memória a um tempo de amores e ternuras, onde os dias eram dias, e as noites, sonhos intermináveis? O Amor que empenhamos numa mulher, num homem, num filho. Que nos faz passar dias contados como zombie, por nada ter dormido na noite anterior…

Esse amor, o Amor grande, maiúsculo, também o devotamos ao nosso Sporting Clube de Portugal. Às suas equipas, aos seus atletas, à sua e nossa história. Amor esse que nos faz colocarmo-nos a fazer figuras que, não fosse esse amor, seriam ridículas. Cantar no meio de desconhecidos, como se tivéssemos num qualquer Sporting Got Talent… Que nos faz abraçar quem não conhecemos, mas com partilhamos o mesmo Amor… E chorar de alegria, e de raiva… E de Amor.

Sendo este amor, como todo o Amor, absoluto, é um sentimento que depois vai evoluindo. Uns são mais recatados, outros ainda são exuberantes, ébrios, e ainda há espaço, imaginem só, para os amores egoístas… Mas destes nem quero falar… Sabem mal, a fel. Quando amamos, queremos o nosso Amor inteiro, e o nosso Amor pelo Sporting é assim mesmo.

No domingo passado, numa reunião de amigos, com bebes e comes, e com muito deste nosso Amor partilhado por todos, vi nascer e crescer este Amor nos olhos das crianças que lá estavam. No passar a bola em passe de letra, num golo em que a bola é tão puxada ao poste mais distante, que bate no saco de carvão e entra… No passar da oval bem redondinha, e aqui há alguns tasqueiros que pela aplicação demonstrada, merecem segunda oportunidade.

O Sporting nos olhos daquelas crianças, no seu sorriso, nos abraços que deram quando marcavam golo ou conseguiam passar melhor a bola oval… Faz-nos ver a todos que o trabalho é para ser feito, diário, como um Amor, mas que está a ser bem feito… Ninguém duvide.

*às quintas, o Escondidinho do Leão aparece com uma bola diferente debaixo do braço, pronto a contar histórias que terminam num ensaio