judocasA equipa masculina de judo do Sporting CP conquistou este domingo, no Pavilhão Multiusos de Odivelas, o título nacional, sagrando-se dessa forma bicampeão. Os leões derrotaram na final o Oficinas de São José, adversário que já tinham vencido na época passada, precisamente pelo mesmo resultado (4-1). Antes os verdes e brancos já tinham derrotado na pool de acesso à fase final o Boavista (4-1), a Lusófona (4-1) e a Escola de Nuno Delgado (5-0). Na meia-final, os campeões nacionais tiveram pela frente o Benfica e, na eliminatória mais equilibrada na prova, venceram por 3-2.

Depois, na final, Jorge Fonseca começou por vencer por Ippon nos +81 kg, João Santos perdeu o segundo combate nos -60 Kg, de seguida Sergiu Oleinic voltou a dar vantagem ao Sporting CP com uma vitória por Ippon nos -66 Kg, tendo depois David Reis, nos -73 Kg, carimbado a conquista de novo título para os leões. Apesar de já se saber que o conjunto orientado por Pedro Soares era novamente campeão, ainda se realizou mais um combate, com Anri Egutidze a aproveitar a desclassificação do atleta adversário para fazer o 4-1 final (-81 Kg). Os verdes e brancos somaram assim o sexto título nacional nos últimos sete anos.

ganchinhoO ginasta do Sporting CP, Diogo Ganchinho, sagrou-se este domingo campeão nacional de elites seniores de trampolins, tendo ficado à frente do seu colega de equipa Pedro Ferreira. Quanto à prova de seniores da primeira divisão, Duarte Fernandes terminou na terceira posição, sendo que no sector feminino, Inês Martins conquistou o título nacional de elites seniores de duplo mini trampolim. Importa ainda referir que na prova de seniores, Bruna Li concluiu a competição na terceira posição. Já nos escalões de formação, Matilde Mourão sagrou-se vice-campeã nacional de iniciados.

Terminaram neste domingo os Campeonatos de Portugal em pista, que decorreram em Vagos, onde os atletas verdes e brancos arrecadaram um total de 25 títulos nacionais, distribuídos entre sábado (15) e domingo (10). Neste segundo dia, foram as mulheres quem estiveram em destaque ao vencer oito provas: Patrícia Mamona, no triplo salto, Catarina Fonseca, no heptatlo, Sílvia Cruz, lançamento do dardo, Lorene Bazolo, 200 metros, Vera Barbosa, 400 metros barreiras, Salomé Afonso, 800 metros, Jéssica Inchude, lançamento do peso e Ana Mafalda Ferreira, nos 5.000 metros.

No capítulo paralímpico, Hugo Cavaco, nos 800m T13 e Firmino Batista, nos 200m T11, foram os vencedores do dia, juntando estes dois aos oito títulos conseguidos na véspera. Na vertente do desporto adaptado, pelo contrário, foram os homens quem dominaram: oito triunfos para os homens, dois para as mulheres.

Carlos Silva, coordenador da modalidade leonina, realizou um balanço do fim-de-semana, não se mostrando totalmente satisfeito na globalidade das provas. “No sector masculino ficámos muito aquém das expectativas. Estávamos à espera de ganhar mais alguns títulos e, no geral, não se pode fazer um balanço muito positivo. No sector feminino tivemos dentro daquilo que eram as expectativas. Ganhámos mais de dois terços dos títulos”, resumiu o homem forte do atletismo do Sporting CP.

Patrícia-Mamona1