Com o bicampeonato de Juvenis consumado e a taça já a caminho do Museu Sporting, terminamos a temporada com a alegria e o alívio de saber que aquele que é um dos nossos maiores activos, conhece finalmente de novo o sabor a vitória. Uma temporada fantástica, que nos permitiu levar para casa o título de Infantis, Benjamins, Juvenis e Juniores, faltando apenas um dos escalões nacionais para consumar o pleno.

Ao longo do ano temos dado conta de resultados, boas exibições, grandes golos e até acompanhado o percurso de alguns ao serviço das selecções jovens. Tudo isso culminado num fantástico mês de Junho, que voltou a colocar Alcochete nas bocas do mundo e a estabilizar definitivamente uma Academia que, mais que qualquer outra coisa, precisava dessa calma.
Mas, e por muito que os títulos nos saibam bem e nos permitam celebrar, a medida do sucesso da nossa escola de formação é e será sempre a quantidade de jogadores que consegue fornecer à equipa principal, o que rendem desportiva e financeiramente ao clube e como continuam a abastecer as várias selecções nacionais.

Muito daquilo que estava errado foi corrigido. Os muitos scouters que trabalham ao serviço do Sporting, e que não recebiam qualquer compensação há dois anos quando BdC tomou posse, passaram a ter mais condições de trabalho. Uma das primeiras medidas da nova administração foram obras de requalificação em Alcochete. Os treinadores que fugiram quando o caos se instalou no clube foram substituído por gente jovem, capaz, talentosa e com os valores Sporting bem presente. Tudo isto somado à conjugação de duas fantásticas gerações que nos permitiram bater recordes desportivos e ainda à intransegência de uma direcção e da massa adepta no aproveitamento daquilo que melhor formamos para a principal equipa de futebol.

A “crise na formação” nunca foi uma realidade porque o ADN da melhor escola do país nos permitia continuar a lançar grandes pérolas ano após ano. Pelo talento dos jogadores, pela política desportiva do clube, pela capacidade que os nossos atletas revelam desde muito cedo ao mais alto nível e porque, pura e simplesmente, nos salvaram do fracasso enquanto entidade desportiva.

Repeti aqui várias vezes, é incrível como o Sporting lançou Eric Dier, Cédric, Ilori e Bruma numa temporada, revelou William Carvalho na seguinte, fez de João Mário a estrela da companhia e substituiu o mesmo por Gelson Martins. Isto tendo em conta que jogadores como Rui Patrício ou Adrien ganhavam experiência de verde e branco. Todos os anos, sem execpção, um nome da nossa formação é estrela da equipa e é uma das maiores revelações do campeonato. Quem acha que isto é fácil, é simples, não está atento ao futebol europeu.

E tudo isto é ainda mais importante quando sabemos que existem muitos nomes prontos para se revelarem na equipa (Geraldes, Podence, Palhinha e Iuri à cabeça), muitos emprestados com a qualidade de encontrarem o seu espaço depois de verdadeiramente formados e três incríveis gerações de jovens que continuaram a crescer em Alcochete. Um ano memorável, que acabou da melhor forma e nos permitiu pelo menos calar algumas vozes mais críticas.

Tem agora a palavra o futebol profissional. Estaremos atentos à composição da equipa B depois de uma fantástica equipa de juniores ter provado que merece o salto. Estaremos atentos às escolhas de Jorge Jesus e que todos os que estão no Sporting saibam: não nos calaremos em relação ao nossos jovens, seremos estupidamente sonhadores com cada um deles, exigimos que sejam parte do sucesso do clube e sabemos que têm qualidade para o ser.

Para a semana começamos os destaques por equipa dos três principais escalões. Convido desde já todos os tasqueiros a deixarem as suas sugestões na caixa de comentários. E, por favor, não se deixem contaminar com a recente discussão da importância ou não da formação no sucesso do clube. Aproveitem os nossos talentosos jogadores enquanto são nossos, aproveitem aquilo que nos poderão trazer e o espetáculo que dão, o quanto gostam do Sporting. Farão sempre parte de um futuro melhor para o clube e nem o desespero pelo campeonato nacional nos poderá cegar a esse ponto.

Por fim, um fantástico vídeo de Bernardo Sousa (aqui) e o momento em que BdC celebra o título de juvenis em facetime.

DCXFg9AW0AABzVX

*às terças, a Maria Ribeiro revela os seus apontamentos sobre as novas gerações que evoluem na melhor Academia do mundo (à excepção do Dubai)