O Sporting ficou mais pobre com a morte de Vítor Manuel Soares de Araújo, Sócio nº 2487 e que se encontra nomeado para os Prémios Honoris Sporting 2017, na categoria de Sócio do Ano.

Vítor Araújo era uma presença constante nos Pavilhões, sendo a sua voz audível no apoio incessante às nossas equipas onde quer que estas jogassem e a melhor forma que encontro de dizer-lhe “até sempre” é utilizando o texto que João Benedito lhe dedicou na sua página de facebook.

Era o primeiro a chegar. Via e vivia cada momento como se nada mais importasse. Fazia sempre por mostrar que
ali estava para ajudar a marcar, a defender e motivar. Conseguia não passar despercebido.

Passei anos e anos a vê-lo e, principalmente, a ouvi-lo! Volta e meia desaparecia e quando regressava tinha a resposta pronta acompanhada do sorriso: ” fui mudar a pilha para poder gritar!” Eu ria-me, ele ria-se, eu ia para a baliza e ele ia para a primeira fila.

Na nave ficava mesmo ao nível do solo. Em Loures junto ao varão. Em Odivelas ao cimo do túnel. Vio-o cair pelas escadas na luz com a sofreguidão de garantir ao seu lugar. Chegou-se ao pé de mim, uma das vezes, vindo do hospital, com um escaldão nos braços e disse: “ontem fui ao futebol de praia! Fomos campeões!”

Apanhava um taxi. Estava lá no vistoso, em belém e por muitos outros locais. Algumas vezes era gozado por quem não o conhecia. Mas quando não aparecia, no meio daqueles periodos silenciosos de pavilhoes cheios ou vazios, notava-se que faltava alguma coisa. No final dos jogos, quando levava a minha camisola, orgulhosamente fazia por me mostrar.

Sofria. Vibrava. Gritava com palmas a compasso: “Sporting, Sporting, Sporting, Sporting…”. Andava de muletas mas a cada golo levantava-se sem elas. Era a força interior da mais eficaz medicação que tomava: a alegria de ver o Sporting.

Triste saber que foi na véspera de um dia que gostavas de vivê-lo junto da tua família. Dói constatar que não foste mudar a pilha. Farás sempre parte da história pois, felizmente, temos passado. Mas, para mim, és, fundamentalmente, um exemplo a seguir do que deve ser um adepto: fiel, sem interesses e preocupado em fazer o que está ao seu alcance para ajudar o Clube.

Descansa em paz pois o Sporting do Vitor estará sempre cá por tua causa!