No outro dia dei por mim a ler as propostas de que se falam para o plantel do Sporting e só pensava…como é que uma equipa que faz uma época medíocre tem tanta gente a valer tanto dinheiro? Coates, Dost, William, Adrien, Gelson, Alan Ruiz, por todos eles propostas significativas. O que me deixou uma questão na altura. Será que isto evidencia mais a qualidade do trabalho do JJ individual com os jogadores, construindo e fazendo crescer os jogadores ou a sua falha nesse ano em pegar em grandes talentos e fazer uma grande equipa?! Depois de pensar bem…acho que não nenhuma das 2 é mais verdadeira, são ambas verdade.

Só muita má vontade não percebe o que cresceu ao longo destes 2 anos o Gelson ou o Adrien. Só muito má vontade não percebe que o João Mário quando foi vendido não era o mesmo que começou esse ano. Só muito má vontade não percebe a evolução de Dost, Slimani ou Alan Ruiz. O JJ tem, de facto a capacidade de pegar em talento e fazê-lo crescer. Isso é inegável a quem tem 2 olhos na cara e não tenha uma má vontade (e pó) ao treinador.

Claro que há outro muito importante no que se fala. Bruno de Carvalho é um presidente que nos habituou a saber muito bem esmifrar os valores de venda ao limite. Ele não facilita e vende quando não dá mesmo para esticar mais. Quando muitos clamam que por 20M já era ótimo, 30M era uma loucura, ele vende por 35,40. Mas se os jogadores não tivessem qualidade e se não a mostrassem diariamente (ou semanalmente no caso) não havia interessados a dar 30, 40, 50 ou 60 milhões de euros. E sem Jorge Mendes…

E, a verdade é que estes jogadores (que valem este dinheiro), davam para fazer uma equipa muito mais forte do que o que fomos este ano. E isso é responsabilidade do treinador, isso para mim é claro. O JJ tinha matéria prima para fazer MUITO mais do que o que fez este ano. Quanto mais depressa assumir isso mais depressa conseguirá evoluir…

E deixem-me acabar com a conversa para boi dormir das seleções. O Adrien metade do euro não foi titular. William pouco mais foi. O João Mário deve ser o que jogou mais. Nenhum dos 3 jogou nem perto do seu nível real. O João Mário do Euro não valia mais de 25 Milhões…nem perto dos 45M por que foi vendido. O Adrien foi quase trinco e mesmo assim também ele em part time. Alguém acha que eles só se valorizaram na seleção?! Conversa de merda…e o Slimani?! Foi de ser campão Europeu também?! A má vontade é de tal forma que acham que o Gelson vale 60M porque fez 2 bons jogos com o Real e porque fez meia dúzia de minutos na seleção…Tenham juízo!

Não deixem que o vosso ódio pelo treinador voz faça parecerem uns estúpidos a copiar o que dizem numa BTVI qualquer da vida (gajos que na altura andava com merdas a dizer que o Danilo era tão bom como o William ou o Montinho é igual ao Adrien e agora dizem que o que os valorizou foi a seleção). Ninguém dá 40,50 ou 60M por um miúdo por causa de 2 jogos e porque vai jogando numa seleção que não joga a ponta de um corno e onde a maioria dos jogadores parece jogar menos de metade do seu potencial real. Alguém viu o Gelson, o Adrien, o J. Mário ou o William a jogar o seu potencial todo na seleção?!

Este ano faltou ao JJ juntar ao trabalho individual a construção de uma equipa…Nos anos em que ele consegue fazer isso as suas equipas são fantásticas, como foi no primeiro ano! Esperemos que volte a ser este ano!

salto

 

TEXTO ESCRITO POR Tiago Coração de Leão
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]