A amizade é um reflexo involuntário, às vezes acontece sem grandes explicações. Apesar de sermos os dois do Sporting, somos muito diferentes e quem nos veja lado a lado nunca adivinharia que somos amigos. Ele é um beto lisboeta das Avenidas Novas, que estudou numa escola religiosa e que usa camisas de marca. Eu sou um gajo da parte velha de Lisboa, que anda sempre de ténis e que estudou toda a vida em escolas públicas. Não pensem que é um amigo distante. Se ele me telefonasse às 3 da manhã a pedir-me para o ir ajudar a enterrar um “volume” de 1.80 m x 60 cm eu ia sem fazer perguntas. Mas, caralho, este gajo às vezes fode-me o juízo. A seguir transcrevo as coisas que ele diz que mais me irritam, acompanhadas pelas minhas respostas habituais.

1) “o BdC não tem nível” – Isso vindo de quem estudou no Colégio de Santa Doroteia (ou lá como essa merda se chama) não me diz nada. E da próxima vez que lá fores diz às freiras que eu as mando pró caralho.

2) “Jorge Jesus é demasiado caro, um clube como o Sporting não pode gastar 6M num treinador” – Então em que é que “um clube como o Sporting” pode gastar 6M? Na renovação da Loja Verde do Carlos Barbosa que deixou aquela merda a parecer a sala da espera dos Frequent Flyers da Lufthansa? Ou na contratação do Pongolle, do Bojinov e do Jeffren? Vai mas é ler o Relatório de Contas.

3) “Se falássemos menos nos árbitros eles prejudicavam-nos menos” – Então vamos imaginar que tu te tornas paneleiro e que arranjas um namorado que te bate de cada vez que tu espirras. Se espirrares menos, apanhas menos. É assim que isto funciona não é?

4) “O video-árbitro não vai resolver nada” – Portugal foi Campeão Europeu com o Nani, Rui Patrício, Cédric, o Adrien, o William e o João Mário a titulares. Curiosamente estes 6 gajos jogaram no Sporting em 2014/2015 e 2015/2016 e não fomos campeões. O que passou-se?

Volta e meia tenho de ouvir estas lamúrias. Mas isto não é o pior. Este gajo já fez muito pior. Então não é que este filho da puta foi com uns amigos para a festa do Marquês quando as putas foram campeãs nacionais? A justificação? “Ah, sempre dá para estar com o Salvador e a Franscisca antes que eles voltem para a Austrália”. Oh caralho, vamos imaginar isto… ontem roubaram-te a casa, levaram-te a televisão, o computador e os polos da Ralph Lauren. O mesmos gajos venderam tudo o que te roubaram e fizeram uma festa no Urban com o dinheiro que ganharam. E tu no dia a seguir vais lá e ainda pagas para entrar. Faz um sentido do caralho.

Este meu amigo é o que eu chamo um Sportinguista Suave. Tem uma ideia pequena do Sporting Clube de Portugal, dos seus jogadores e dos seus treinadores. Se um gajo custa mais de 3M fica logo preocupado. Até ficou nervoso quando descobriu que o Bas Dost custou 10M. Dá mais importância ao “saber estar”, aos bons costumes e à “elevação” do que a ganhar. Com frequência diz que o ADN do Sporting é formar jogadores. Esta frase é repetida pela generalidade dos adeptos e por muito jogadores. Por exemplo o Daniel Podence disse isto quando o Sporting chegou à Suiça. Há semanas o Merih Demiral disse numa entrevista que para o Sporting formar jovens “é às vezes mais importante do que ganhar”. O próprio Bruma disse há 1 ou 2 anos que o Sporting é “um bom clube evoluir” e que para se ganhar é melhor ir para o estrangeiro.

Eu rejeito em absoluto esta ideia de clube. O ADN do Sporting é GANHAR. Repito, GANHAR. Formar jogadores faz parte da cultura do clube mas não é mais do que um meio para atingir um fim…GANHAR.

Notas soltas sobre o Francisco Geraldes
Eu gosto muito do jogador Francisco Geraldes e simpatizo com o homem Francisco Geraldes. Gosto tanto das jogadas dele em campo como de o ler no instagram a gozar com Benfica ou com o Daniel Podence. Desconfio que o Francisco Geraldes é uma espécie de encarnação da representação mental que os Sportinguistas têm do Clube. Bem educado, inteligente, culto, refinado e com grande sentido de humor. A isto junta-se uma enorme capacidade técnica e uma anormal inteligência de jogo.

É normal que esteja toda a gente em pulgas para o ver jogar no Sporting. Ontem fiquei incomodado quando o vi entrar e sair no jogo contra o Valência. Mas aconteceu o mesmo ao Bruno César e nem pensei nisso. Acho que tal como a maioria dos Sportinguistas, os sucessos e insucessos do Francisco Geraldes me batem mais fundo do que os dos outros jogadores.

A imprensa vermelha já se apercebeu disso e tem tentado explorar esta situação como forma de dividir os sportinguistas. O Visão de Mercado tem sistematicamente destacado o Francisco Geraldes e ontem dedicou-lhe um 1/5 do post sobre o jogo contra o Valência. A Bola e o Record desde Janeiro dão destaque à situação dele pelo menos uma vez por semana. Basta ir ao Twitter e à blogosfera leonina para se ouvir falar dele com crescente grau de impaciência.

Acho que devemos todos ter calma. Não nos faz bem a nós nem a ele. O JJ tem olhos na cara e vê o mesmo que vocês. Não é a toa que o Schelotto e o Marvin foram postos de parte. É uma questão de tempo até o Francisco Geraldes encontrar o seu lugar no esquema de Jorge Jesus. Há quem sugira que pode haver um mau relacionamento entre ambos. Eu tenho uma opinião diferente. O Geraldes é um tipo que lê e participa com qualidade em blogs de futebol como o Domínio Táctico ou o Lateral Esquerdo. Eu estou mesmo a ver o JJ mandá-lo fazer uma determinada tarefa e o Geraldes a responder “sim, mas e se eu em vez disso…”. Já li o suficiente sobre o JJ para saber que ele gosta de jogadores assim. Mas quando se encontram duas personalidades fortes e determinadas, o ponto de equilíbrio e de confiança nem sempre é fácil de encontrar. Há que ter paciência.

TEXTO ESCRITO POR Shark
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]