CfejyTDWEAIiS5bLas Palmas, clube que deu ao mundo o mágico Valeron, tem crescido de forma absolutamete fantástica nos últimos anos, depois de muito tempo afastado dos grandes palcos, graças a uma excelente política de mercado, um bom treinador e… um excelente formação.

Uma das boas surpresas da La Liga a temporada passada, conseguindo um honroso 14º lugar e até uma luta pela Europa a meio da temporada, o Las Palmas tinha no seu plantel 22 jogadores de nacionalidade espanhola, 19 dos quais passaram pelos escalões jovens do clube. Números verdadeiramente impressionantes e que são um bom cartão de visita para o mais recente reforço de Alcochete: Echedey Carpintier.

O jovem lateral esquerdo, de apenas 17 anos, chega aos juniores do Sporting com um contrato profissional (depois de falhadas as negociações com o Las Palmas) e por apenas 180 mil euros, referentes aos direitos de formação divididos entre o Tenerife e os canários.  Já chamado aos trabalhos da equipa principal a temporada passada, considerado como uma das maiores promessas do futebol local, Carpintier será mais uma “contratação” conseguida pelos responsáveis de Alcochete nos últimos anos de formação. Algo que tem acontecido com muito mais frequência nos últimos tempos, para cobrir lacunas identificadas nos vários escalões de formação.

Um canhoto habilidoso, rápido, que pode fazer também as posições de médio esquerdo ou extremo esquerdo, o jovem deverá juntar-se ao plantel de juniores, mas sendo um jogador profissional existe também a possibilidade de se desdobrar para a equipa B.

Incapazes de formar um grande lateral esquerdo desde que existe academia, o Sporting aposta em sangue canário para tentar combater uma sina que parece não ter fim. Pedro Empis, que atingiu uma enorme cotação, foi integrado numa equipa B risível e não teve a progressão esperada. Gonçalo Costa, um jogador que encanta todos, não deixa de não ser apenas um projecto de atleta, ainda que vá ser a concorrência de Carpintier nos sub-19. Abdu Conté, um jogador extremamente defensivo que terá agora a sua oportunidade na Segunda Liga, e talvez um dos mais prontos a dar o salto ao plantel principal, tem igualmente de crescer este ano para entrar nas contas.

Esta adição traz qualidade imediata aos escalões jovens e algum alento para o futuro. Talvez 2017/18 seja o ano em que três laterais esquerdos se possam afirmar em Alcochete como opção válida para o futuro do Sporting.

Toda a sorte do mundo a jovem canário que começará a sua carreira leonina ao serviço de Tiago Fernandes, junto a enormes promessas como Diogo Brás, Gonçalo Costa, Bavikson, Elves e Bernardo Sousa. Que no fim todos possam celebrar um bicampeonato e o melhor início possível do seu percurso profissional.

 

*às terças, a Maria Ribeiro revela os seus apontamentos sobre as novas gerações que evoluem na melhor Academia do mundo (à excepção do Dubai)