De acordo com o ‘The Guardian’, representantes dos clubes da Primeira Liga Inglesa vão reunir-se em setembro para discutir uma mudança que passará a impedir os treinadores de trazerem novos jogadores a partir do momento em que a época oficial tem início. O esperado é que, com esta novidade, as equipas fiquem prontas quando a temporada tiver início, não sofrendo mais alterações a partir desse momento.

O mesmo jornal avançou ainda que o Watford FC, orientado por Marco Silva, é um dos poucos clubes que se tem mostrado contra esta medida, mas é expectável que a grande maioria dos clubes . A mudança pode ser implementada já a partir da próxima época caso dois terços da Liga Inglesa – ou seja, 14 clubes – votem a favor. O novo esquema não seria aplicado às divisões inferiores inglesas e iria manter a janela de transferências de janeiro.

Vários treinadores da Liga Inglesa já demonstraram publicamente o seu desagrado com o atual formato, que faz com que os plantéis sejam muito imprevisíveis até começar setembro. Paul Clement, treinador do Swansea City, foi um deles, tendo falado depois do empate a zero com o Southampton FC para a primeira jornada do campeonato. Clement revelou ainda que os treinadores, em reunião, discutiram esse assunto.

“É frustrante. Penso que, se a janela estiver fechada antes da época começar, tudo está tratado e podemos continuar com o futebol. Na nossa reunião de treinadores da Premier League na semana passada, falámos sobre isso. A maioria dos clubes está a favor, mas talvez seja preciso estarem todos para isso avançar”, assumiu o técnico inglês.

Também Jurgen Klopp, treinador alemão à frente dos destinos do Liverpool FC, mostrou-se a favor do fecho madrugador do mercado de transferências. “Teria-nos ajudado este ano [fechar o mercado mais cedo]. Há um fenómeno e depois as pessoas procuram soluções. Faz sentido que quando a época está a começar o planeamento termine. Mas também percebo que algumas coisas demoram mais tempo”, considerou o ex-Borussia Dortmund.

Sky Sports avança que esta medida poderá ser aplicada a partir de 2018/19.