Juniores e Juvenis regressaram à competição da melhor forma (com vitórias) e esta semana entraram oficialmente na luta pelo bicampeonato de sub-19 e pelo tricampeonato em sub-17. Será uma caminhada longa, muito complicada, e será até pouco expectável repetir a proeza da temporada passada, em que perdemos apenas o título nacional de Iniciados.  Os rapazes, ainda assim, vão lutar com todas as suas forças por um final feliz, cá estaremos mais um ano para os acompanhar.

Os Juniores tiveram de suar frente à compacta e fechada equipa do Alcanenense, mas trouxeram os três pontos para a Academia com um golo de Douglas Aurélio e um auto-golo adversário.
Tiago Fernandes destacou a tendência nacional de jogar em bloco baixo, referindo que até alguns dos candidatos ao título o farão certamente, sinais que nos dizem que cada vez mais a formação em Portugal está virada para o resultado, cada vez menos para a formação de atletas.  O treinador referiu ainda que a equipa ainda não se encontra nos níveis físicos exigidos, ainda tenta encontrar a melhor forma anímica, mas que espera já uma melhoria significativa frente à Naval.

No onze apresentado, apenas dois jogadores eram titulares da equipa sub-19 a temporada passada. Todos os outros compunham as segundas linhas, chegaram agora ao clube ou transitaram da equipa de juvenis. Pedro Mendes, contratado este ano ao Moreirense, fez parte da ficha de jogo e é o único avançado de raiz, a par de Rúben Teixeira. Falamos de uma equipa jovem, muito jovem, com muitos jogadores ainda na casa dos 17 anos, muitos nascidos em 2000 e quase nenhuma das pedras basilares do último campeonato. As palavras de Tiago Fernandes, ainda assim, são de ambição máxima: “É bom serem campeões, mas diz-me pouco. Se olharmos para as últimas 10 gerações que foram campeãs nacionais em juvenis, há muitos que jogam nos distritais ou abandonaram o futebol até. Nos juniores é preciso capacidade para jogar num ritmo sempre alto e têm de crescer. O meu trabalho é esse, potenciar para que cheguem à equipa B e A, mas com humildade. O título nacional foi bom, mas já não diz nada. Não podemos viver do museu

Nos Juvenis, a temporada arrancou com uma goleada de 5-0 frente ao Caldas. O Sporting, que está integrado na Série C, deverá passar esta fase com relativa tranquilidade. Os adversários mais complicados serão o Sacavenense e o União de Leiria, que ainda assim não deverão incomodar os jovens leões no primeiro lugar.  Infelizmente a ficha de jogo e a lista de marcadores não foi disponibilizada nem pelo site oficial do clube.

A equipa é composta maioritariamente por jogadores da geração de 2001, na companhia de Francisco Conceição, que tem apenas 14 anos (!!!).  Alguns destes atletas não tiveram acompanhamento na nossa parte a temporada passada, por fazerem parte do plantel sub-16, categoria onde não existe competição nacional. Outros, transitaram da equipa de Iniciados, que este ano conta também conta com muitas caras novas.

Arranca assim mais um ano competitivo em Alcochete, que nos traga as alegrias do ano passado, que nos traga ainda mais alegrias daqui a uns anos e que a equipa B seja verdadeiramente uma ponte para todos estes jovens atletas desde já. Cá estaremos para os apoiar!

*às terças, a Maria Ribeiro revela os seus apontamentos sobre as novas gerações que evoluem na melhor Academia do mundo (à excepção do Dubai)