O secretário de Estado do Desporto e Juventude, João Paulo Rebelo, foi uma das figuras presentes, ao final desta tarde, na apresentação da equipa de goalball do Sporting Clube de Portugal. Para além de ter saudado a assinatura do protocolo entre o Clube e a seguradora Tranquilidade, o membro do Governo sublinhou o papel dos leões na área do desporto paralímpico, começando por contar a sua história, pouco depois de ter assumido funções no executivo.

“Tive oportunidade de acompanhar os Jogos Paralímpicos no Rio de Janeiro e lembro-me de, na altura, ter visto um vídeo denominado ‘Nós somos super-humanos’. A capacidade de superação destes atletas é, de facto, extraordinária. O que fazem serve de exemplo para todos nós e esta relevância dada ao desporto paralímpico também serve de combate para eliminar os preconceitos que ainda existem. É um trabalho de excelência e de mérito internacional. O Sporting CP é um exemplo para todos os clubes. Testemunho-o e reconheço-o. Não quero, por isso, deixar de cumprimentar o Clube e os seus atletas e desejar-lhes os maiores sucessos para que honrem não apenas o emblema mas também o país“.

Para Bruno de Carvalho, dos maiores impulsionadores do projecto do Gabinete Paralímpico dentro do Sporting, tão importante como ecletismo gravado no código genético leonino, é também a inclusão que o desporto, incluindo o de alta competição, encerra. “O primeiro balanço que fazemos destes três anos de actividade [Gabinete foi criado a 3 de Setembro de 2014] é que já somos uma referência mundial no desporto paralímpico. Foi um investimento essencial para o palmarés, não apenas do Clube mas também do País. Continuamos a provar que somos diferente. Ainda recentemente alcançámos a medalha de prata nos Mundiais de ciclismo e apenas nós demos a notícia. Há também o goalball, o ténis de mesa, o atletismo, com campeões no desporto e na vida. Atletas que são fonte de inspiração diária”, lembrou o líder leonino.

O plantel apresentado é formado por: Nuno Antunes; Luís Miguel; João Pereira; Hadley Sacramento; Tomás Delfim; João Mota; João Macedo (Portugal); Mantas Brazauskis; Justas Pazarauskas; Mindaugas Suchovejus (Lituânia); Aliu Baio (Guiné); Leomon Moreno (Brasil); Sergio Gallardo e Javi Serrato (Espanha). A equipa técnica: Márcia Ferreira (coordenadora-geral); Eugénio Oliveira (coordenador técnico); Cátia Varela (secretária técnica); Beatriz Coelho (fisioterapeuta); e Beatriz Santos (técnica para os estudos e métodos estatísticos).

Para Márcia Ferreira, tão importante como a revalidação do título de campeão nacional é a afirmação internacional, com o título europeu da Superliga na mira. E bem possível de alcançar. “É verdade. É o nosso grande objectivo. Temos equipa para vencer o campeonato e a Superliga europeia. O ano passado já conseguimos vencer a jornada de Malmo, na Suécia, e este ano, com a cinco rondas previstas e com a última a disputar-se em Lisboa, a fechar com chave de ouro, queremos trazer este título europeu para o Sporting CP”.

Para Javi Serrato, jogador espanhol da equipa, o maior perigo poderá mesmo vir da equipa finlandesa. “São a elite da Europa. Têm um conjunto muito forte, uma potência na modalidade e de qualidade de topo. Vai ser muito difícil, mas vamos fazer o que sempre fazemos: dar o máximo e jogar para ganhar!”

 

goal_ball_6 (1)