Estamos de volta. Os nossos meninos andam aos abraços e às turras uns com os outros, deixando aos papás e mamãs tempo para curar mazelas e hematomas das placagens efetuadas na sala de jantar, em direção ao sofá (ainda me dói quando rio, ou tusso).

Desta época espera-se novamente esplendor, grandes jogadas, entrega infinita, e tanto orgulho a envergar a cota de armas verde e branca, como nas épocas anteriores. Vamos com balanço, e vamos com tudo. Somos os que estamos, precisamos de mais, mas ao olhar para o lado, a determinação que vemos nos outros rostos, nos outros olhares e cerrar de dentes, é igual à que sentimos e transmitimos. Traduzindo do inglês “We are not here to take part, we are here to take over” para um mais português “Estamos aqui não para brincar, mas para partir isto tudo (figurativamente, claro) “, é este o ânimo que cada um de nós vai tendo.

Queremos muito mais uns meninos e meninas, para aumentar a nossa família oval, e precisamos mesmo de mais malta. Que se queiram divertir, fazer amigos, e ganhar responsabilidades… Que queiram aprender que na Vida tudo tem um custo e às vezes, mesmo pagando, não temos o que queremos.

Como até agora falei de rugby, e para não ser muito repetitivo, e respeitar minimamente o título semanal, vamos falar um pouco de Sporting.

Consta que Darwin, observador que era capaz de permanecer tempos infinitos a observar um colibri, de modo a observar a curvatura do bico, disse e escreveu que os mais aptos, ou os que melhor evoluem e se adaptam a uma situação, são os que sobrevivem e fazem evoluir a espécie. Já Orwell, sonhador e portanto muito mais próximo da realidade, ao escrever o Animal Farm, descreve o triunfo dos porcos, que um dia imitam os seus antigos senhores nas maneiras e jeitos, levando o resto dos animais da quinta a ficarem sem saber se são melhores os porcos ou os homens.

Ora o que está neste momento a acontecer no Desporto em Portugal, é algo que, a quem for ler estes livros, causa riso e apreensão. Falar do Desporto é falar de Sporting. Por excelência, somos um clube desportivo. E neste animal farm chamado Portugal, onde vemos porcos a imitar humanos; e onde vemos a evolução de espécimes que tão depressa negam como a seguir aceitam, que tanto dizem ser ultrajante agora o que uns fazem, e que é exatamente igual ao que eles mesmo fizeram antes, com o objetivo de se adaptarem e sobreviverem, para que possam então evoluir num estado de coisas o mais favorável possível aos seus intentos e dominação.

Que se indignam por haver quem se recuse a ser porco, ou que, se recuse a evoluir na mesma direção, não por teimosia ou falta de visão estratégica, mas por achar o Bem noutro caminho que não o seguido por esses porcos. Cada um é como é, e ouvir alguém dizer eu sou do clube a ou b… Só me enche de orgulho e ganas que no nosso Sporting digamos: Eu sou o Sporting.

 

*às quintas, o Escondidinho do Leão aparece com uma bola diferente debaixo do braço, pronto a contar histórias que terminam num ensaio