Fim de semana perfeito para os nossos escalões jovens (e que saudades tinha de poder dizer esta frase) depois de um começo de temporada algo atribulado.

Os Juniores regressaram às goleadas frente ao Estoril, num jogo em que o claro destaque tem de ser dado a Diogo Brás. Estranhámos a semana passada a sua ausência ao longo das últimas partidas, o facto de não ter sido opção frente ao Benfica e a falta que nos fazia a sua imprevisibilidade. Regressou à equipa, apontou dois golos (um deles é um completo golaço) e fez mexer a nossa frente de ataque. Um craque da cabeça aos pés que tem tudo para vir a ser o próximo grande extremo formado dentro de portas. Desconhecendo se a sua ausência nos últimos tempos é fruto de lesão ou opção técnica (recordar que Diogo é junior de primeiro ano) resta-me desejar que tenhamos o seu futuro completamente assegurado de verde e branco, apesar do seu agente ser nada mais nada menos que Jorge Mendes.

Tomás Silva, médio que se estreou pelos sub19 a temporada passada, apontou a segundo tento. Babacar Fati, que tantas vezes destacámos na equipa de juvenis, e Gonçalo Costa, o super lateral, fecharam as contas. O Estoril ainda reduziu por via de uma grande penalidade. No fundo, o único ponto mais negativo terá sido a falta de golos da primeira parte. Problema que temos manifestado neste princípio de temporada, principalmente frente a equipas mais fechadas e compactas.

Os Juvenis foram até Leiria e venceram a equipa da casa por 3-1. Os golos foram apontados por Daniel Rodrigues (médio defensivo de apenas 15 anos) Carlos Silva e Félix Correia (estão de pé quentes estes últimos dois).  A equipa continua no segundo lugar da sua série, a um ponto do Sacavenense, e terá o próximo jogo em casa, frente ao CADE, no dia 30 de Setembro pelas 11h00 da manhã. Que seja mais um passo para consolidar a rotina de vitórias.

Por fim, os Iniciados fecharam a semana em beleza com uma vitória frente ao Estoril, em casa. João Carvalho (defesa central) e Miguel Ladeiro (defesa central) foram os marcadores.  A equipa está em segundo lugar na sua série, a dois pontos do rival Benfica, que conta apenas com vitórias.

Esta semana, os sub-19 regressam à competição europeia e enfrentam o seu maior teste até à data. Os meninos do Barcelona, em casa, são sempre favoritos mas cabe aos nossos provar que existe vontade e qualidade para outros voos. Reforço o que tenho dito sempre em relação a esta competição, somos mais traídos pela juventude e falta de experiência do que pelos nossos valores individuais. Temos equipa para nos batermos com qualquer outro símbolo em competição, mas temos de acreditar nisso sem qualquer complexo de inferioridade.

A Youth League é uma oportunidade de ouro para uma adaptação mais rápida ao futebol profissional. As viagens, os estágios, os rivais de outras valias, tudo fará parte da sua vida quando tomarem o passo de assinar os seus primeiros contratos. Ao jogar em clubes que garantem uma presença na Champions League, são mais as portas que se fecham, essencialmente pelo nível de exigência muito muito elevado.

Ao experimentar estas primeiras sensações tão novos, ganharão uma maturidade diferente ao serem confrontados com as mesmas mais tarde. Que aproveitem, que mostrem o seu futebol e que se mostrem dispostos a dar estes passos tão importantes nas suas curtas carreiras.

 

*às terças, a Maria Ribeiro revela os seus apontamentos sobre as novas gerações que evoluem na melhor Academia do mundo (à excepção do Dubai)