Depois de nova perda de pontos na Youth League, os juniores regressaram ao campeonato nacional e voltaram a ceder num jogo em que, teoricamente, seriam sempre favoritos à vitória. A deslocação a Setúbal fica marcada por um empate a uma bola (Elves Baldé marcou para nós) e a perda do primeiro lugar, apesar de termos ainda um jogo em atraso.

Esta foi uma fase em que o Sporting passeou a temporada passada, tendo apenas registado um empate, e em que garantiu o apuramento de campeão a muitas jornadas do final. Este ano as coisas parecem estar muito menos simplificadas para os jovens leões, que continuam o seu percurso de adaptação de forma intermitente. Tiago Fernandes sabe que problemas enfrenta a sua equipa, mas todos estamos conscientes de que ultrapassar este primeiro obstáculo será uma questão relativamente simples. Os problemas maiores virão depois, quando tivermos de lutar pela revalidação do título face a um Benfica muito mais equilibrado e um Porto que tem dominado a sua fase.

A palavra de apoio da semana vai mesmo para o mister Tiago, que soltou dos seus galões (justamente) após a derrota frente ao Barcelona e disse aquilo que todos sabemos: existe uma equipa de juniores antes e depois da sua chegada. Conseguiu vencer de forma categórica o passado campeonato e antes disso levou uma equipa desprovida de tanto talento individual a recordes absolutos de vitórias consecutivas, mesmo pegando no barco em andamento. Luís Boa Morte não quis ficar a observar apenas e levou a imagem de Tiago Fernandes até às redes sociais, para anunciar ao mundo que sem cunhas jamais seria alguém. Uma atitude (mais uma) de desrespeito total e de uma falta de noção digna de um funcionário do Seixal. Mister, estamos 100% consigo e com os seus rapazes!

Os Juvenis receberam e golearam o CADE por 6-1, apesar da expulsão de Eduardo Quaresma aos 36 minutos, que nos deixou reduzidos a 10 jogadores. Bruno Santos (ponta-de-lança) abriu o marcador, o CADE fez um autogolo e entrámos no absoluto caminho da tranquilidade mesmo depois do golo sofrido. Nuno Cardoso apontou um golaço e nos últimos 15 minutos ligámos a locomotiva. Samuel Lobato (médio-ofensivo) e os incontornáveis Bruno Tavares e Félix Correia fecharam as contas de uma tarde que nos deixa no segundo lugar da série, atrás do líder Sacavenense.

Por fim, os Iniciados venceram o Cova da Piedade por dois golos sem resposta, apontados por Miguel Menino e o “novo Gelson” Joelson. Com este resultado, os mais pequenos também se mantêm no segundo lugar da sua série, atrás do rival Benfica com quem jogamos o próximo jogo. Dia 8 de Outubro é dia de regressar à liderança da nossa zona, contra aqueles que são os bicampeões nacionais do escalão.

A paragem para selecções vai colocar uma pausa em todos os campeonatos e o regresso da equipa principal, frente ao Oleiros para a Taça de Portugal, pode levar-nos a assistir a algumas merecidas estreias na equipa principal. Rafael Leão (que até já treina junto à equipa A), Bruno Paz, Miguel Luís ou Pedro Ferreira poderão começar já o seu percurso junto aos graúdos, numa história que apenas agora está a começar.

 

*às terças, a Maria Ribeiro revela os seus apontamentos sobre as novas gerações que evoluem na melhor Academia do mundo (à excepção do Dubai)