Decidi que as primeiras quintas-feira de cada mês iriam ter um sabor especial e por isso vou dar a conhecer os vários Capitães que populam na nossa formação oval! Começo por um dos mais antigos na nossa formação, alguém que tem no sangue bolas ovais a navegar há gerações. Apresento-vos João Telhada.

Olá. Fala-nos um pouco sobre ti.
Olá. Chamo-me João Telhada e tenho 14 anos.

Jogas rugby há quantos anos?
Jogo rugby há mais de seis anos.

E jogas em que escalão?
Jogo no escalão sub-16.

Já jogaste em outros clubes sem ser o Sporting? Quais?
Desde que comecei a jogar rugby, joguei sempre no Sporting.

Tens sido Capitão nas equipas do escalão onde jogas, e também na selecção da Associação Rugby do Sul. Quais achas que são as características que um Capitão deve ter, e qual a motivação para assumires a braçadeira?
Ser Capitão exige muitas responsabilidades dentro e fora do campo, e requer alguma experiência no desporto. A motivação para assumir a braçadeira vem de ir a todos os treinos, dar o máximo em todos os treinos e estar focado no que os treinadores dizem.

Tens jogado com vários jogadores. Como é lidar com todos eles em campo? Como fazes sentir a tua presença?
A partir do momento em que comecei a jogar rugby, tenho conhecido muitos jogadores de vários clubes. A minha entrada na selecção à cerca de anos fez-me conhecer ainda mais jogadores de vários clubes. O fazer vários estágios e treinos fez-nos ficar mais próximos uns dos outros. Quando nos encontramos em campo é sempre um momento especial, mas esqueço ao máximo que os conheço.

Sei que desde há vários anos tens sido Capitão com um jogador surdo, e com problemas de comunicação. Como corre essa interacção em campo, com toda a adrenalina? E sentes diferente a tua acção como Capitão nesses jogos? Em quê?
Eu, tal como outros jogadores, já jogamos com o Guilherme há muitos anos, conhecê-mo-lo bem e ele a nós. Durante o jogo falo com ele para lhe explicar algumas informações e tentar manter a calma. E sim, sinto diferença nesses jogos, porque sinto que o Guilherme está mais seguro.

Quase a acabar, diz-nos o que preferes, um ensaio na bola de jogo ou uma conversão de ensaio na lateral?
Prefiro o ensaio na bola de jogo a uma conversão.

O nosso obrigado pelo teu testemunho. E a melhor sorte do Mundo para ti e para as equipas que tiveres que capitanear.

Aproveito para informar que as nossas seniores disputam a Supertaça de Rugby no CAR do Jamor esta tarde, e que os nossos Sub-18 vão estar nas Caldas da Rainha este sábado de manhã. Até à próxima quinta-feira!

 

*às quintas, o Escondidinho do Leão aparece com uma bola diferente debaixo do braço, pronto a contar histórias que terminam num ensaio