Ainda o fim-de-semana não tinha chegado e os sportinguistas já recebiam o melhor presente que Alcochete nos pode dar, assistindo ao vivo às estreias de Rafael Leão, Demiral e Jovane Cabral pela equipa principal. Um jogo que fica claramente marcado pelo primeiro golo oficial de Leão com a camisola verde e branca, com apenas 18 anos, e pelo princípio de um percurso longo para três jovens em quem depositamos todas as esperanças do mundo. E melhor que isto, todos os parabéns que se seguiram nas redes sociais, de colegas de todos os nossos escalões de formação que acompanharam de perto o sonho de três deles. Mais uma vez, de ressalvar o grande ambiente que se vive em Alcochete e a forma como os pequenos sucessos são celebrados por todos. Parabéns aos três, que muito lutaram para conseguir esta proeza, ao alcance de apenas alguns ao longo da história do futebol em Portugal. Este prémio já não lhes poderá ser tirado.

Em relação à competição, que regressou da melhor forma, o primeiro destaque terá de ir forçosamente para os Iniciados. Receberam e venceram o Benfica, de forma absolutamente natural e com muita qualidade, posicionando-se finalmente no primeiro lugar da sua série. Adriano Almeida (que tão bem tem entrado na equipa) e o futuro grande fenómeno Joelson deram-nos os três pontos numa tarde inspirada dos mais jovens leões.

 

sportiniciados1dr

 

Poucos dias depois, novo jogo frente ao Real SC e nova vitória por 2-0. Os nossos sub-15 embalam assim para a consolidação da liderança, ainda que o eterno rival esteja apenas a um ponto e a margem de erro seja nula. Os miúdos apresentam 24 golos marcados e apenas 2 sofridos em 8 jogos, tendo também a melhor diferença de golos da sua série.

Os Juvenis deram o maior espectáculo da semana ao vencer o Eléctrico por 8-0 num jogo que o resultado até poderia ter sido mais avolumado. Félix Correia, sem dúvida o destaque maior desta equipa nestes primeiros meses, abriu o marcado e soltou o frasco de ketchup. Rodrigo Fernandes marcou de seguida, Nuno Cardoso finalizou uma jogada colectiva incrível no terceiro e aproveitou para bisar ainda na primeira parte. No arranque do segundo tempo, um golaço de Fábio Garrido é imediatamente seguido do 6-0 de Jorge Ferreira. Edson Ceita (de penalty) e Bruno Tavares acabariam por fechar as contas de uma tarde muito inspirada e que volta a provar a quantidade de boas soluções que esta equipa nos oferece.
Próxima partida é frente ao Sacavenense, clube que ocupa o primeiro lugar, e temos a oportunidade de finalmente nos colocarmos onde merecemos. Para isso, basta uma vitória frente à equipa sensação da nossa série.

Os Juniores continuam a afinar a sua fantástica capacidade de falhar golos certos, depois de grandes jogadas, apenas com o guarda-redes pela frente ou pouco mais que isso. E tal facto explica porque voltámos a sofrer para vencer um adversário francamente menos capaz. A União de Leiria aguentou, resistiu, os nossos falharam e até aos 70 minutos o marcador continuava igual para desespero de quase todos em campo. Tiago Rodrigues haveria de quebrar o enguiço a vinte minutos do final da partida e passados apenas alguns minutos, Diogo Brás aumentou a vantagem através de uma grande penalidade.

Apesar do longo caminho a percorrer até chegarmos à fase que realmente importa e apesar da liderança partilhada com o Benfica, é impossível não ver grandes diferença de um ano para o outro e não considero que seja apenas um problema de qualidade individual. Os Juniores estão menos certeiros, dão menos espectáculo e apresentam um fio de jogo muito mais desligado.  Nesta fase do campeonato, a adaptação já devia ser uma realidade mais presente no novo plantel e os processos têm de estar muito mais consolidados se queremos lutar pelo bicampeonato.
Os sub-19 defrontam a Juventus amanhã, para a Youth League, pelas 16h00.

 

*às terças, a Maria Ribeiro revela os seus apontamentos sobre as novas gerações que evoluem na melhor Academia do mundo (à excepção do Dubai)