Depois de um jogo brilhante frente à Juventus na Youth League, que nos voltou a catapultar para o apuramento, os nossos juniores despediram-se de alguns dos seus craques (que regressaram à equipa B) e tinham a missão de continuar a senda de vitórias nacionais.

Em casa do Cova da Piedade, Douglas Aurélio foi o herói de serviço ao apontar dois golos ainda na primeira parte, mas seria Babacar Fati a fechar as contas, ele que foi um dos grandes destaques na equipa de Juvenis da temporada passada e que não tinha conseguido ainda encontrar a baliza este ano. Aliás, esse tem sido um dos factores que ainda não nos permitiu dar o salto qualitativo da forma que gostaríamos, os grandes craques do bicampeonato de juvenis não estão ainda a destacar-se verdadeiramente (Bernardo e Diogo Brás serão os casos mais flagrantes).
Com o empate do Benfica em Setúbal, os sub-19 estão isolados no primeiro lugar da sua série e enfrentam o Real SC no dia 28, na Academia de Alcochete.

Os Juvenis tinham a possibilidade de passar para o primeiro lugar este fim-de-semana, mas desperdiçaram a mesma ao empatar com o Sacavenense fora de portas, registando o primeiro empate da temporada (1-1). Não existem dúvidas que temos de louvar os homens de Sacavém pelo trabalho levado a cabo nos últimos anos e pela forma como estão a bater-se neste nacional de juvenis contra um Sporting que é bicampeão em título e um dos grandes favoritos à conquista do campeonato. É minha convicção de que mais tarde ou mais cedo o Sporting passará para a frente da sua série e conseguirá manter a sua consistência, mas para já temos de dar os parabéns a uma equipa que regista apenas dois empates e ocupa o primeiro lugar.

Entretanto, esta semana surgiram notícias de que Nuno Cardoso, craque dos nossos sub-17, poderia estar a ser cobiçado por grande emblemas europeus. O jogador já tem contrato profissional assinado com o clube e esperemos continuar a vê-lo a evoluir em Alcochete. Tem sido, sem sombra de dúvida, um dos destaques maiores da Academia neste princípio de temporada e demonstra uma qualidade em terrenos avançados fora do normal. Um craque de quem falaremos muito ao longo da temporada.

Por fim, os Iniciados golearam o CIF por 5-0 em Alcochete e conservaram o primeiro lugar da sua série, com um ponto de vantagem sobre o Benfica. André Gonçalves (extremo), Gonçalo Sabino (médio ofensivo), Lucas Dias (extremo), Francisco Canário (PL/extremo esquerdo) e Nelson Pereira (avançado) foram os marcadores numa tarde inteiramente dominada pelo verde e branco. Próxima partida será no dia 29 de Outubro, frente ao Oeiras, fora de portas.

 

*às terças, a Maria Ribeiro revela os seus apontamentos sobre as novas gerações que evoluem na melhor Academia do mundo (à excepção do Dubai)